Rio Grande do Norte discute sobre Equidade e Democracia com educadores da EJA

Rio Grande do Norte

04.07.2024

Entre os dias 3 e 5 de julho de 2024, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte realiza a Formação Continuada para Educadores da Educação de Jovens e Adultos que atuam nos Espaços Não Escolares e de Privação de Liberdade. O evento reúne profissionais da área para discutir e desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a equidade e a democracia. O evento é sediado no Auditório Professora Angélica Moura, localizado no órgão central da SEEC em Natal.


O principal objetivo do evento é contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos e dos grupos sociais, dialogando com todos os profissionais que atuam com a escolarização fora do ambiente escolar, em comunidades, privação de liberdade e no sistema socioeducativo do RN.

Organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE) e a Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (SUEJA), o encontro conta com a presença de educadores que atuam em unidades de privação de liberdade e em espaços não escolares, além de especialistas em educação, professores, pedagogos, técnicos do sistema socioeducativo e coordenadores da assistência da educação do sistema prisional.
"A formação continuada é uma ferramenta essencial para promover a equidade e a democracia na educação, especialmente para aqueles que atuam em ambientes tão desafiadores como os de privação de liberdade", afirma Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

A programação do evento inclui palestras, oficinas e apresentações culturais. A abertura do evento contou com um painel sobre "EJA, Projeto Político de Sociedade: Equidade e Democracia". A manhã do primeiro dia também contou com uma apresentação cultural de dança de Carimbó, realizada por um grupo de idosos e estudantes da EJA de espaços não escolares.

Durante a tarde, houve uma amostra de práticas pedagógicas, onde professores compartilharam experiências realizadas em sala de aula, proporcionando um espaço de troca de conhecimentos e ideias.
Amanhã, a conferência "Minha Escola é Sustentável" será realizada pela manhã. Na parte da tarde, os participantes poderão escolher entre diversas oficinas, divididas por áreas de conhecimento, como alfabetização e letramento, linguagens e artes, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

O encerramento, no dia 5 de julho, será marcado por discussões sobre as diretrizes da EJA, currículos e planejamento. A conferência "O Currículo e as Perspectivas para Estudantes Privados de Liberdade e de Espaços Não Escolares" contará com a participação do Prof. Mestre Evandro Vilas Boas (UNEB) e Profª Isa Maria F. Castro (Fórum EJA - BA), via Meet, e Profª Léia Andrade Rodrigues (SME Natal). O evento será concluído com a palestra  de Amanda Karoline, escritora do livro de Tambaba à Prisão. Dentro do cárcere, ela escreveu este livro no qual conta a sua história, e desde 2022, cumpre a pena em regime semiaberto.