Rio Grande do Norte buscará famílias para fortalecer aprendizagem dos estudantes

Rio Grande do Norte

27.03.2024

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) do Rio Grande do Norte realiza uma iniciativa pioneira para conhecer, em detalhes, as condições de vida dos estudantes. O Projeto Comunidades Educadoras, voltado para os anos finais do Ensino Fundamental das cidades de Natal, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Macaíba, Parnamirim e Ceará-Mirim, surge como um caminho de acolhimento.

Este programa, desenvolvido em parceria com o Instituto Cultiva, tem como objetivo primordial a geração de informações cruciais sobre as condições de vida dos estudantes, convívio familiar, acesso a bens culturais e sociais, acolhida comunitária, e o acompanhamento dos responsáveis em relação aos estudos e à progressão na carreira estudantil. Além disso, o programa visa intensificar as ações pedagógicas e sociais, compreendendo o perfil das famílias e criando estratégias para fortalecer sua presença na escola.

“A consultoria prestada pelo Instituto Cultiva será fundamental para qualificar a metodologia do Busca Ativa, capacitando os articuladores comunitários e equipes envolvidas. Além disso, a análise dos dados levantados permitirá definir prioridades pedagógicas, construindo uma rede de atendimento integrado às famílias e participando da discussão e da formação de protocolos para a prevenção, algo essencial a ser trabalhado”, frisa Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

Como parte desta ação, a SEEC convidou diretores das escolas estaduais das regionais envolvidas, bem como técnicos de cada regional que atuarão como ponto focal do projeto, para uma formação inicial ministrada pelo Instituto Cultiva. 

“Os participantes tiveram uma ideia geral desta importante ação que estamos fazendo aqui no Rio Grande do Norte. Eles estarão em contato direto com as famílias, para criarmos estratégias para fortalecer a presença da família na escola e potencializar a rede intersetorial descentralizada no acompanhamento desses estudantes para um melhor rendimento escolar e qualidade de vida”, explicou Rudá Ricci, presidente do Instituto Cultiva. 

Diante dos desafios educacionais enfrentados, especialmente evidenciados pelos índices de aprendizagem e de evasão escolar, o Programa Comunidades Educadoras surge como uma resposta direta. A ação vai intensificar as ações pedagógicas e sociais, compreendendo o perfil de suas famílias. 

A formalização desta parceria entre a SEEC e o Instituto Cultiva é essencial para a implementação eficaz do Programa Comunidades Educadoras, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade educacional e para a redução dos índices de evasão escolar no estado do Rio Grande do Norte.