Ricardo lança Programa MedioTec na Paraíba nesta quarta-feira

Paraíba

20.06.2017

O governador Ricardo Coutinho lança nesta quarta-feira (21), às 10h, o Programa MedioTec na Paraíba. O evento será realizado na Escola Estadual Cidadã Integral Dona Alice Carneiro, localizada na Av. Sapé, no bairro de Manaíra, em João Pessoa – PB. O MedioTec é mais uma ação do Ensino Profissional dentro do grande grupo de ações do ParaíbaTec, realizado por meio da Gerência Executiva de Ensino Profissional da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com o Governo federal.

O Programa MedioTec ofertará vagas em Cursos Técnicos concomitantes ao Ensino Médio, para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação. Tem como proposta o fortalecimento das políticas de educação profissional mediante a convergência das ações de fomento e execução, de produção pedagógica e de assistência técnica, para a oferta da educação profissional técnica de nível médio articulada de forma concomitante com as redes de educação e com o setor produtivo.

O objetivo do MedioTec é garantir que o estudante do Ensino Médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda. O público-alvo do programa são os estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio das redes públicas de educação, socialmente vulneráveis, de maneira a promover-lhes uma formação técnica concomitante à formação regular, ampliando suas chances de inserção profissional quando da conclusão da etapa regular de sua educação básica.

A ideia é estimular parcerias entre as instituições ofertantes de Ensino Médio e de Educação Profissional, com o setor produtivo da região onde o aluno estiver inserido, para que os estudantes sejam absorvidos, a priori, na condição de aprendizes ou estagiários durante a realização do curso e, posteriormente, possam assumir postos de trabalho.

Os cursos do MedioTec terão carga horária total de 800 a 1.200h e irão funcionar em turno oposto ao dos alunos matriculados, ou seja, os alunos podem estudar em qualquer escola estadual e no contra turno participar do curso técnico em outra escola.

Os cursos do MedioTec poderão ter duração de um a dois anos e meio e terão início a partir de agosto de 2017. A SEE disponibilizará aos estudantes a lista de cursos disponíveis e realizará o processo seletivo por curso. A seleção para as vagas levará em consideração o perfil de alunos para os cursos, sendo priorizados os alunos que já concluíram a 1ª série e cursam a 2ª série do Ensino Médio; as características socioeconômicas dos alunos (maior vulnerabilidade econômica e social) e as atividades de interesse dos alunos.

http://paraiba.pb.gov.br/ricardo-lanca-programa-mediotec-na-paraiba-nesta-quarta-feira/