Revisão Pré-Enem Seduc reúne mais de 4 mil estudantes piauienses

ENEM

27.05.2019

"Estou aqui hoje porque acredito que, participando das revisões, além do acompanhamento do professor na sala de aula, conseguirei a minha aprovação e assim poderei mudar de vida. Sempre precisei trabalhar para me sustentar e sustentar minha família, nunca fiz o Enem, essa é uma grande oportunidade para tentar a primeira vez". Esse era o sentimento do senhor Francisco Xavier, estudante do Centro de Educação de Jovens e Adultos Gayoso e Almendra, que acompanhava atento as aulas da segunda revisão do Pré-Enem Seduc, que aconteceu na Arena Verdão, no último domingo (26/05).

Assim como seu Francisco, outros 4.500 estudantes da rede pública estadual, municipal e da rede privada de Teresina, participaram das aulas que tem entrada, material didático e lanche gratuitos. 

Os vestibulandos foram recebidos pelo coordenador e idealizador do Pré-Enem Seduc, professor Wellington Soares, com uma mensagem motivacional. "É muito bonito ver o interesse desses jovens que acordam cedo no domingo em busca de mais conhecimento. O Pré-Enem Seduc, programa do Governo do Piauí, realizado por meio da Secretaria de Estado da Educação, tem mudado a realidade do estudante de escola pública que hoje não tem medo de prestar vestibular, por que sabe que é um concorrente forte", garantiu.

Jennifer Lorrany, aluna da Unidade Escola Barão de Gurguéia, participou da primeira revisão, esteve presente na segunda e pretende participar de todas, porque acredita que as revisões são importantes para o seu desempenho. "Minha expectativa é das melhores, pretendo cursar nutrição e essas aulas reforçam o conteúdo ministrado em sala de aula ", afirma a estudante.

A primeira aula foi de Linguagem, com o professor Jorge Alberto, que destacou o que deve ser reforçado durante os estudos. "Essa garotada deve ficar atenta aos gêneros textuais. A prova do INEP quer saber como os alunos trabalham os textos, como eles interpretam os textos, essa é a nossa dica", explica. Em seguida os professores Flávio Coelho, de História; Andrey Filho, de Matemática; Tércio Câmara, de Biologia; e Patrícia Lima, de Redação, ministraram suas aulas.

Para o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, as revisões têm auxiliado nos bons resultados da rede pública e, consequentemente, no maior número de aprovações nas universidades. "Cerca de 60% das vagas das universidades piauienses são de alunos da rede pública. Apostar em programas como o Pré-Enem é um compromisso do Governo do Estado não apenas com nossos alunos da rede pública estadual, claro que eles são nossa prioridade, mas também com estudantes da rede privada e com as pessoas que desejam que fazer o Enem”, destaca o secretário Ellen Gera.

Ao longo do ano a Seduc realizará 34 encontros, distribuídos pela capital e interior com as Gerências Regionais de Educação (GREs) e sistema prisional. Dentre a série de revisões, está o Corujão da Vitória, o último aulão do ano, poucos dias antes da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), durante toda a madrugada. “Até agora já realizamos quatro revisões, duas em Teresina e duas no interior, nos municípios de Piripiri e Fronteiras, contemplando cerca de 10 mil alunos”, frisou o secretário.

Além das aulas, outras ações voltadas ao bom rendimento dos alunos na prova seletiva para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) fazem parte do programa, como o Passe Livre, que garante o transporte dos inscritos durante os dias do exame.

Ao longo do tempo, o Pré-Enem Seduc implementou outras ferramentas para alcançar mais estudantes. Um deles foi o aplicativo Pré-Enem/Canal Educação, no qual os estudantes da rede pública podem assistir aulas via Canal Educação, para alcançar os municípios mais distantes. Os estudantes têm acesso também a vídeos motivacionais e dicas para a prova. Por meio da plataforma digital, o aluno também pode enviar redações para correção online.

“O piauiense é apaixonado pelo Enem, prova disso são os índices de abstenção, nos quais o Estado sempre se destaca com a menor taxa de falta. Esse é o momento de estudar e a Seduc tem se esforçado para dar todo suporte ao aluno durante esta preparação", finalizou o secretário de educação, Ellen Gera.