Sergipe
14.11.2022Com recorde de público, o Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju, reuniu na última sexta-feira, 11, mais de 6,5 mil pessoas para a maior revisão final preparatória do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do país promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). Os estudantes começaram a chegar por volta das 8h da manhã, vindos de todos os cantos do estado. Foram disponibilizados cerca de 152 transportes para assegurar a presença dos alunos rumo ao Ensino Superior.
Uma vasta programação foi planejada para acolher e acomodar cada um dos estudantes empenhados em ingressar em uma universidade. O anfitrião do evento e secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, deixou uma mensagem de esperança após dois longos anos de aulas suspensas presencialmente em função da covid-19. “Estamos muito felizes ao realizar mais uma vez a maior revisão final preparatória para o Enem do Brasil. Sabemos que cada um dos estudantes saiu de suas casas trazendo na bagagem uma vontade enorme de alcançar um sonho, e esse sonho passa pelo Enem, por isso este momento foi pensado com carinho para todos que conseguiram estar aqui. Desejo que seja um dia proveitoso para que nossos estudantes tenham sucesso no Enem”, disse.
O deputado federal e governador eleito de Sergipe, Fábio Mitidieri, compareceu ao Ginásio Constâncio Vieira para desejar a todos uma boa prova, acompanhado do deputado estadual e vice-governador eleito Zezinho Sobral. Em sua fala, Mitidieri reafirmou o compromisso com a juventude e com a educação dos sergipanos, sobretudo daqueles que estão matriculados na Rede Pública Estadual de Ensino. “Hoje é um dia importante para a nova geração que em breve iniciará uma caminhada para o mercado de trabalho. O nosso futuro Governo tem um compromisso com a educação dos sergipanos e com a nossa juventude. Venho aqui para dizer que estou torcendo pelo sucesso de todos os estudantes que se prepararam e tenho certeza de que todo esforço e dedicação serão reconhecidos no Enem. O sucesso de vocês será o sucesso das futuras gerações do nosso povo”.
Para a revisão final acontecer, uma grande estrutura foi montada dispondo de som de alta potência, cadeiras, climatização, iluminação cênica em led, telões de alta resolução, material didático de apoio confeccionado exclusivamente para o aulão, além de serviços de alimentação e transporte.
O conjunto de ações foi coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) com a colaboração dos demais departamentos da Seduc, do Sebrae e do Banese e instituições de ensino superior parceiras. Segundo a diretora do Dase, Eliane Passos, a revisão é imprescindível na reta final do Enem. “Tudo foi cuidadosamente pensado para nossos estudantes, e desde muito cedo recepcionamos, não somente eles, mas também os coordenadores e diretores de escolas de todos os 75 municípios sergipanos. Tudo foi preparado para ofertar uma revisão qualificada, pois sabemos ser de fundamental importância a poucos dias da prova”, destacou.
Prata da Casa
As aulas das quatro áreas do conhecimento e da redação ofertadas durante a revisão final foram ministradas pelos professores da Rede Estadual, que também são articuladores disciplinares do Pré-Universitário, programa preparatório para o Enem do Governo de Sergipe. O articulador de Matemática, Adivando Batista, lembrou que o pontapé inicial para o Enem começou em março e o trabalho exercido ao longo do ano letivo foi estratégico para contemplar as áreas do conhecimento e o equilíbrio emocional. “A revisão final é o ápice de tudo que desempenhamos nessa grande engrenagem de preparação para o Enem. Hoje é o dia em que focamos nas dicas essenciais, mas também é um momento de descontração para que possamos confraternizar e dar a esses meninos um pouco mais de alegria para no domingo estarem tranquilos e realizarem uma boa prova”, relatou.
A professora Daniela Maria Vieira, que leciona Língua Portuguesa no Centro de Excelência Dr. Edelzio Vieira de Melo, situada no município de Capela, no território Leste sergipano, compareceu à revisão final com a finalidade de motivar ainda mais os seus estudantes. Para ela, a revisão proporciona um direcionamento necessário nos últimos dias que antecedem a prova. “É fundamental que nossos alunos estejam aqui na revisão para que revejam tudo aquilo que estudaram durante o ano inteiro, além de tornar o momento uma válvula de escape para descarregar o estresse, relaxar mais e ficar tranquilos em relação à prova", disse.
Lição de vida
Rose Gleide Francisca Ramos já viu dois dos seus filhos ingressarem na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com o mesmo propósito em mente, este ano decidiu estudar mais e se dedicar para também garantir uma vaga no curso de Nutrição na mesma instituição. Para isso, concluiu o Ensino Médio no Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Professor Severino Uchôa, matriculou-se no Pré-Universitário e ainda ingressou para o curso técnico de Nutrição Dietética no Instituto de Educação Ruy Barbosa. Aos 44 anos, o sonho de se tornar nutricionista começou com o curso técnico. “Depois que incentivei meus filhos a estudarem na UFS onde estão agora, tomei gosto e agora quero estar lá também para me tornar uma nutricionista com foco em pacientes com transtorno do espectro autista, pois é um público com muita restrição alimentar que precisa de atenção”, relatou Rose Gleide.
Também estiveram presentes Givaldo Ricardo, superintendente de Comunicação do Governo de Sergipe; Paulo do Eirado, superintendente do Sebrae; Jorge Araújo, deputado estadual eleito; gestores das Diretorias Regionais de Educação e departamentos da Seduc.