Reunião do comitê de governança do Enem 2013

17.05.2013

Gestores da educação avaliam dados das edições passadas e metas para o exame deste ano

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (17/05) no edifício sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira - INEP, a reunião do comitê de governança do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2013. Esteve presente na reunião representando o Consed, secretário de educação do estado do Espírito Santo, Klinger Marcos.

O presidente do INEP, Luiz Cláudio da Costa, apresentou na reunião dados sobre o Enem 2012 e principais mudanças no Enem 2013. Dentre essas mudanças, podemos destacar o maior rigor na correção das redações e a pronta anulação de redações que fujam deliberadamente do tema proposto; a restrição na aceitação de desvios gramaticais ou de convenções, somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência. Além disso, este ano, a discrepância entre as notas dos dois corretores independentes não pode ultrapassar 100 pontos – no ano passado, a discrepância era de 200 pontos.

Também foram discutidos pontos como: gestão, logística, vista pedagógica e aprimoramento na avaliação das redações. Luiz falou ainda da importância que as secretarias estaduais tem em dar apoio operacional para a realização das provas. O secretário,  Klinger Marcos, ressaltou que é muito importante para as secretarias o acesso aos micro-dados do exame, para que possam ser feitas políticas pedagógicas específica nos estados. Levantou ainda a questão do rebatimento do Enem nas discussões sobre a reformulação do ensino médio.

O Enem

O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada - Sisu, que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos - ProUni , Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil  - Fies. Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

 As inscrições e demais informações sobre o exame estão na página do Enem na internet.

Angélica Novais - Ascom/Consed