Na manhã desta terça (17/06) foram divulgados, pela Embaixada dos Estados Unido, os nomes dos 12 selecionados do Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP 2015). A iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Agora, os candidatos brasileiros, juntamente com candidatos de dezenas de outros países, passarão pela etapa seletiva internacional para as 75 vagas do programa nos Estados Unidos. O resultado final com os nomes dos professores selecionados para o intercâmbio nos EUA de janeiro a maio de 2015 será anunciado em meados de agosto.
1. Alcidésio Inácio Alves, Pernambuco
2. Alessandro Amorim da Silva, Rondônia
3. Angela Antunes Bernardino, Espírito Santo
4. Bill Bob Adonis Arinos Lima e Sousa, Ceará
5. Catarina Dallapicula, Espírito Santo
6. Daniel Henrique Claro Silva, Rio de Janeiro
7. Diego Satyro, São Paulo
8. Edmundo Gomes Junior, São Paulo
9. José Helder de Lima Costa, Ceará
10. Silvana Laurenço, Lima e Sousa, Goiás
11. Taísa Faria Valani, Espírito Santo
12. Valquíria Alves Dalat, Tocantins
Márcia Mizuno, assessora para Assuntos de Educação e Cultura da Embaixada, agradeceu a articulação de todos os estados participantes “pela importante colaboração durante todas as etapas do processo seletivo no Brasil e, também, todos os professores que se inscreveram no programa”. Mizuno destacou ainda a qualidade dos candidatos “o que tornou o nosso processo final ainda mais complexo e detalhado”.
O programa - ILEP é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) com o objetivo de oferecer oportunidade para professores de inglês das mais diversas partes do mundo participem de curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos.
Segundo a Embaixada Americana, o objetivo desse intercâmbio é o "fortalecimento da excelência no ensino da língua inglesa, um conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em metodologias de ensino, planejamento de aula e uso da tecnologia na educação". A embaixada informou também que, além disso, o programa oferece um conhecimento mais amplo sobre os Estados Unidos e contribui para a melhoria do ensino nos países dos participantes transformando seus professores em líderes e multiplicadores que, ao retornarem para seus respectivos países, aplicarão e compartilharão suas experiências e novas habilidades com seus colegas e alunos.
Com informações da Embaixada Americana