Resgate de brincadeiras antigas vira temática de eletiva em unidade de ensino da rede estadual de ensino

Tocantins

20.12.2022

Alcione Luz/Governo do Tocantins

 

Com as tecnologias cada vez mais presentes na vida das crianças e jovens, as brincadeiras antigas de cunho lúdico e com finalidade de socialização, foram sendo substituídas pelas atrações da era digital. Para envolver os estudantes em jogos e experiências corporais que desenvolvem habilidades importantes na formação, o Colégio Estadual Jorge Amado, de Araguaína, trabalhou no segundo semestre a eletiva Corpo & Movimento, com a temática o “Resgate de Brincadeiras Antigas”. 

Os estudantes da 1ª série do ensino médio participaram de diversas brincadeiras, como amarelinha, carrinho de rolimã, pula elástico, pular corda, peteca, bola de gude, futebol de palito e estudos de músicas infantis. A atividade proporcionou uma vivência motora saudável, pois trabalhou o equilíbrio, a criatividade, a coordenação motora, o raciocínio lógico e a sociabilidade. No encerramento das atividades da eletiva, no último dia 16, toda a equipe escolar participou de um momento lúdico em demonstrações dos jogos e brincadeiras e os materiais confeccionados pelos estudantes durante o semestre. 

Segundo a professora Fernanda Irene Duarte de Carvalho, que ministra a eletiva, a ação foi realizada com o objetivo de fazer com que o aluno observasse as suas capacidades e potencialidades do corpo, por meio de estudos de padrões corporais e também da construção de oportunidades que valorizem as aprendizagens individuais e coletivas. “O resultado desse trabalho, com a culminância envolvendo toda a equipe escolar, foi bastante gratificante, com momento de descontração e interação, no regaste de valores que as brincadeiras antigas possuem. Com essas atividades, a gente aproxima as pessoas umas das outras, bem diferente da maioria das brincadeiras virtuais, que geram isolamento social”, frisou a professora. 

Para a estudante Stheffeny Kewry Fernandes do Brasil, vivenciar as brincadeiras agregou novos valores. “A proposta da eletiva foi interessante com vários pontos positivos, como por exemplo, entender a importância de passar adiante as brincadeiras de nossa infância e a importância do bem-estar físico”. 

A estudante Andrialy Vitória Mendes Lima destacou a importância da socialização. “Foi interessante porque conseguimos produzir uma atividade em conjunto, visando aprender sobre a saúde e cuidados que devemos ter conosco e com os outros. E ainda ver as pessoas brincando, se desligando um pouco das redes sociais”, pontuou a aluna Nathalia Bastos Couto.

 “Participamos de algumas atividades para desenvolver mais a aprendizagem, com a confecção de brinquedos, aproveitando o material reciclável. A gente trouxe alegria para as turmas, com muitas atividades esportivas, várias demonstrações de brinquedos para os alunos se socializarem mais. Um projeto muito importante. Foi muito legal ver os professores se divertindo, relembrando as brincadeiras de infância”, frisou Geovanna Lopes da Silva Rodrigues. 

A diretora da unidade escolar, Sandra Maria de Melo, enfatizou a ação das eletivas como relevante para o processo de ensino e aprendizagem. “As eletivas têm um espaço muito importante de escuta no ensino médio, principalmente depois da pandemia, que impactou fortemente a educação e gerou mudança no comportamento de muitos jovens. As eletivas vêm trazer novas estratégias, um currículo diversificado, que engaja e viabiliza vivências, processo de autonomia estudantil e novas escolhas para os estudantes”.

Revisão Textual: Élvio Marques/Governo do Tocantins