Representantes dos grêmios estudantis palestram sobre a importância das provas do Saeb

Rondônia

17.08.2023

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, deu continuidade ao projeto “Saeb: nossa meta é você!”, por intermédio de palestras promovidas pelos grêmios estudantis de escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, localizadas na região da Ponta do Abunã. Na sexta-feira (11), líderes gremistas das escolas Bandeirantes, Jayme Peixoto de Alencar e Antônia Vieira Frota, localizadas nos distritos de Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã, palestraram sobre a relevância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica na vida escolar.

Segundo o coordenador regional de Educação de Extrema, Marquelino Santana, o objetivo é reforçar entre os estudantes, a importância de obter um bom desempenho nas provas do Saeb. “Sabemos que o grêmio estudantil é um canal de comunicação entre os estudantes e educadores, que fortalece o espírito de cidadania e responsabilidade, beneficiando toda a comunidade escolar”, ressaltou.

ETAPAS

Na primeira etapa do projeto, a diretoria dos grêmios estudantis realizaram palestras para os alunos dos 3º e 9º anos, enquanto que na segunda, as palestras foram destinadas aos alunos do 5º ano do ensino fundamental. O ciclo de palestras termina na terceira etapa do projeto, quando os grêmios estudantis irão palestrar nas assembleias gerais do conselho escolar. “Nessa etapa final, os pais de alunos serão os alvos principais”, ressaltou Marquelino.

MELHORES ÍNDICES

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o reforço nas provas do Saeb tem como meta elevar a educação rondoniense ao topo do país. “Esta é uma iniciativa importante para elevar a aprendizagem dos alunos e manter Rondônia entre os melhores indicadores do Brasil. A nossa meta é conquistar as primeiras posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb”, declarou.

A PROVA

A aplicação da prova do Saeb ocorre no período de 23 de outubro a 10 de novembro de 2023. Cada avaliação é constituída por dois blocos de Língua Portuguesa e dois de Matemática.