Representantes da Educação Indígena e do povo Krahô Kanela planejam atividades para o ano de 2023 junto à DRE de Paraíso

Tocantins

04.01.2023

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

 

Avaliação das atividades de 2022 e planejamento das ações para 2023 foram algumas das pautas tratadas nesta quarta-feira, 4, durante visita dos  representantes do povo Krahô Kanela da Aldeia Lamkraré, membros do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena, na sede da Diretoria Regional de Educação de Paraíso. Na oportunidade estiveram presentes o coordenador pedagógico da Escola Estadual Indígena Wyãpri, Amaré Krahô Kanela e o Cacique Argemiro Krahô Kanela, acompanhado por Damiana Pereira. 

A visita teve como objetivo específico fazer uma avaliação dos desafios, avanços e mudanças realizadas em 2022. Um dos pontos enfatizados no encontro foi a divisão da aldeia, ocorrido no ano de 2021, colocando em evidência o trabalho desenvolvido na comunidade, destacando também a efetiva prática da escola multicultural. 

Na perspectiva do diretor regional, Neivon Bezerra, a importância da visita faz referência ao alcance dos objetivos propostos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da DRE de Paraíso, onde os esforços foram alcançados no sentido de propiciar uma educação de qualidade às comunidades indígenas, valorizando e respeitando sua cultura. 

De acordo com o coordenador indígena da escola, Amaré Krahô Kanela, a visita à DRE foi um momento para agradecer o apoio e suporte dado aos indígenas. “Para nós é um momento de muita alegria poder agradecer o zelo em atender as necessidades educacionais da nossa comunidade, e por nos dar sempre espaço para reivindicar outras demandas pertinentes para o fortalecimento dos processos de ensino-aprendizagem do nosso povo”. 

O Diretor da DRE de Paraíso, Neivon Bezerra, reforçou que o Governo do Tocantins tem valorizado ainda mais a educação indígena. “Destacamos as obras de melhorias das unidades e a construção de novas escolas em comunidades indígenas, o que demonstra a preocupação do poder público em garantir a educação de qualidade nas comunidades, respeitando a cultura e tradição dos povos, além de oferecer suporte pedagógico e capacitação para os profissionais que atuam nestas localidades”, concluiu. 

 

Edição: Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruth Soares/Governo do Tocantins