Tocantins
25.03.2025A coordenadora nacional adjunta da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, promovida pela Fundação Osvaldo Cruz (OBSMA), Thatiana Victoria Machado, esteve na Escola Estadual Paroquial São Pedro, localizada em Ananás, nos dias 20 e 21 de março.
Essa aproximação da Escola São Pedro com a Fiocruz aconteceu porque a professora de Ciências, Moab Machado Costa Ribeiro, foi destaque regional e única medalhista do Estado do Tocantins na 12ª edição da Olimpíada Nacional de Saúde e Meio Ambiente, com o projeto de Ciências, denominado “Blitz Ecológica Amigos do Cerrado”.
Thatiana destacou o compromisso do Governo do Tocantins com a divulgação e incentivo da participação dos estudantes nas olimpíadas escolares. "A experiência em Ananás foi profundamente gratificante. A forma como a Secretaria da Educação e os professores receberam a Fundação Oswaldo Cruz evidencia o profundo comprometimento do estado com a saúde e a educação pública de qualidade”, ressaltou.
A coordenadora ainda participou de uma oficina pedagógica na escola sobre a olimpíada de Saúde e Meio Ambiente. “Discutir os projetos pedagógicos que os professores já desenvolvem em sala de aula foi uma vivência intensa de troca e de aprendizado. É uma felicidade ainda maior visitar o município de uma escola olímpica. Desde a vinda da professora Moab ao Rio de Janeiro, com seu projeto vencedor da etapa regional, vimos o potencial de Ananás para a divulgação científica e o interesse da cidade em discutir temas de saúde e meio ambiente”, explicou Thatiana.
A Escola Estadual Paroquial São Pedro faz parte da Superintendência Regional de Educação de Araguaína.
Oficina sobre saúde e meio ambiente
A oficina sobre saúde e meio ambiente foi presencial e teve como público-alvo professores da rede estadual, municipal e estudantes dos anos finais do ensino fundamental.
A professora Moab, que orientou e acompanhou os estudantes na 12ª OBSMA, comentou sobre esse importante momento para a escola. “A parceria e a realização do evento na cidade de Ananás trouxe uma contribuição para uma educação de qualidade e reforçará as práticas educacionais voltadas para a saúde e meio ambiente trabalhadas em sala de aula. Além disso, as oficinas sensibilizarão os nossos estudantes a serem mais conscientes e protagonistas na realidade em que estão inseridos”, afirmou.
“O evento teve como objetivo estimular reflexões e debates entre educadores interessados em abordar as temáticas de saúde e meio ambiente em sala de aula e construir metodologias ainda não inseridas no contexto escolar, que privilegiem a transversalidade e o diálogo entre a educação e os temas saúde e meio ambiente”, explicou a professora Moab.
No segundo dia de atividades, foram realizadas oficinas para professores e estudantes simultaneamente. E uma dessas foi a oficina “Alunos em ação”, ministrada pela psicóloga e especialista em Saúde Mental, Álcool e outras drogas, da Fundação Osvaldo Cruz, Luíza Helena de Sousa Boretes, que promoveu um dinâmico debate sobre o tema.
A estudante Kristiellen Vitórya Pereira de Araújo, 13 anos, relatou sobre sua participação nas atividades. “Eu gostei bastante da oficina, achei muito proveitosa. A psicóloga que mediou o encontro é muito cativante, fez vários questionamentos sobre o tema e estimulou a participação e o envolvimento de todos os meus colegas”, frisou.
A professora Letticia Cortez Negreiros também comentou sobre o evento. “A formação foi um marco na trajetória profissional de todos que participaram, cumpriu a proposta com excelência, mostrando que projetos simples podem ter reconhecimento nacional”, relatou.
Iniciação científica
As estudantes Hadassa Ferreira e Laysla dos Santos, neste ano, fazem parte do programa de Iniciação Científica Júnior e são bolsistas da Fundação Osvaldo Cruz. “Acreditamos inteiramente no potencial criativo dessas nossas futuras cientistas e vimos de perto o investimento dos profissionais da educação de Ananás no futuro de seus estudantes”, declarou a coordenadora Thatiana.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Dicom/Seduc/Governo do Tocantins