Regional de Tocantinópolis realiza formação para professores com foco no Saeb e Saeto

Tocantins

28.03.2025

A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Tocantinópolis finalizou nessa sexta-feira, 28, o assessoramento personalizado junto às unidades escolares estaduais. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a prática docente, melhorar os índices educacionais e preparar as escolas para as avaliações do SAEB e SAETO em 2025.

Com reuniões formativas e acompanhamento presencial dos professores, a iniciativa busca aprimorar a proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, promovendo um ensino mais eficaz e integrado às demais áreas do conhecimento.

A metodologia do assessoramento inclui a análise interna dos resultados das escolas, um estudo detalhado do boletim do SAEB e dos níveis de proficiência, além da apresentação de estratégias para aprimorar o ensino e fortalecer o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O superintendente Regional de Educação, professor Dorismar Carvalho, destaca que a ação permite que gestores e professores reflitam sobre suas metodologias e implementem estratégias mais eficazes.

“O assessoramento personalizado tem sido uma ação valiosa para o fortalecimento da prática docente e a melhoria dos indicadores educacionais. Com esse suporte contínuo e monitorado, queremos que as escolas avancem na organização pedagógica, no engajamento dos estudantes e na qualificação dos resultados educacionais”, destacou Dorismar.

Após a realização de reuniões formativas em todas as escolas regulares da SRE, a segunda etapa do assessoramento terá início com o acompanhamento presencial dos professores em seus planejamentos pedagógicos. A proposta não se limita a disciplinas específicas, mas incentiva a integração entre as áreas do conhecimento, promovendo uma abordagem interdisciplinar no ensino.

Para Irene Moraes Sousa Alves, diretora do Colégio Estadual Prof. José Carneiro de Brito, o assessoramento tem sido essencial para identificar desafios no processo de ensino-aprendizagem. “Essa ação nos permitiu detectar dificuldades e garantir que as iniciativas voltadas à qualidade do ensino alcancem seus objetivos, contribuindo para as metas do SAETO e do IDEB”, afirmou.

Leane da Silva Nogueira, professora coordenadora da área de Linguagens do Colégio Estadual G.T.I Nazaré Nunes da Silva, destacou que o assessoramento proporcionou reflexões sobre os desafios enfrentados pelos estudantes e a definição de estratégias para superá-los. “A reunião foi enriquecedora e motivadora. Saímos com um compromisso renovado para recuperar habilidades essenciais, como interpretação de texto e produção escrita, por meio de oficinas de leitura e projetos interativos”, relatou.

O assessoramento personalizado prevê um suporte contínuo às escolas da região, contribuindo para o fortalecimento da aprendizagem e a melhoria dos resultados educacionais no estado.

Seduc/Governo do Tocantins