Regional de Pedro Afonso realiza formação continuada para profissionais das escolas indígenas

Tocantins

21.02.2022

A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Pedro Afonso realizou na última quinta-feira, 10, encontro formativo voltado para a educação escolar indígena. A formação foi realizada no Centro de Convenções do município de Itacajá e contou com a presença de professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas indígenas da região. 

O objetivo do encontro foi apresentar o plano de trabalho pedagógico para o ano letivo de 2022, envolvendo, entre outros assuntos, o retorno às aulas presenciais e a implementação do Novo Ensino Médio e o programa de Recomposição da Aprendizagem – Recomeçar, recentemente lançado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). 

De acordo com o diretor regional de Educação de Pedro Afonso, Neurisvaldo Rodrigues de Amorim, destacou a necessidade de um olhar diferenciado e atento sobre as questões específicas quanto ao ensino e as características de cada etnia indígena. 

“Os desafios da educação indígena sempre foram sobre, continuamente, ir consolidando um olhar diferente para conquistar o ensino e o aprendizado apropriado para cada povo, equilibrando os elementos do currículo nacional com as  especificidades dos conhecimentos tradicionais, resguardado em cada cultura, em cada língua, e de cada etnia indígena”, completou o gestor.

Diretora da Escola Indígena 19 de Abril, Taís Põcuhtô Krahô Silva ressaltou que o aperfeiçoamento dos profissionais é fundamental para o fortalecimento da educação nas escolas indígenas do Tocantins. 

“A importância dessa formação para os professores é de suma importância. É um momento muito valioso, em que os professores são valorizados para que eles possam desenvolver um bom trabalho neste ano de 2022. Momentos como este devem continuar sempre, para um bom engajamento e a participação de todos, para contribuir com o conhecimento e desempenho com os alunos. Ninguém consegue executar um bom trabalho sem a formação, acompanhamento e orientação”, disse. 

“Toda formação pedagógica feita de forma continuada tem uma importância determinante na superação dos desafios do ensino e do aprendizado. Principalmente sobre os desafios da realidade da educação indígena. Por isso estamos confiantes em fazer o nosso melhor para o povo Krahô”, frisou Indiarrury Cãn Krahô, Conselheiro Estadual de Educação Indígena. 

O vereador, professor Júlio César Ahtorkrã, que preside a Comissão de Educação da Câmara Legislativa de Itacajá, apontou que, mesmo com os desafios, os povos indígenas têm conseguido se superar e manter a educação em suas escolas. “Tenho percebido a continua e histórica superação desses desafios pelos recursos humanos envolvidos na educação do Povo Krahô, seja pelos Kupen ou pelos Mehin. E por isso, parabenizo a todos e desejo que esta formação, importantíssima, inspire ainda mais a todos a fazerem da educação um verdadeiro instrumento de autonomia”, complementou.