Tocantins
18.05.2024Os Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) na Superintendência Regional de Educação (SRE) de Gurupi foram finalizados nessa sexta-feira, 17. Os jogos, que tiveram início no dia 13 de maio, contaram com a participação de cerca de mil estudantes-atletas de 57 unidades escolares da regional ofereceram uma plataforma de competição e confraternização para os estudantes. O evento está na 33º edição e é organizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
A coordenadora dos Jogos na Regional de Gurupi, Vanilde de Nazaré, destacou a grandiosidade do evento. "Coordenar uma regional com mais de 1.200 estudantes-atletas, em 7 locais simultaneamente, com modalidades coletivas e individuais como futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, atletismo, tênis de mesa e xadrez, em categorias de 12 a 14 e 15 a 17 anos, foi um grande desafio para mim. Tínhamos mais de 150 professores e 200 pessoas no apoio de alimentação, alojamento e transporte. A complexidade do evento foi gigante, mas conseguimos", afirmou.
O professor Weliton de Freitas Silva, do Colégio Estadual Cândido Figueira, falou sobre as conquistas. "Nossa participação na Etapa Regional dos Jogos deste ano foi muito bacana, pois conseguimos alcançar um feito histórico para a cidade de Figueirópolis, onde pela primeira vez um time coletivo de futsal feminino de 12 a 14 anos conquistou o 1° lugar na competição. No atletismo, mantivemos grandes conquistas, com 3 medalhas de ouro, 9 de prata e 1 de bronze", compartilhou.
A estudante-atleta Rafaela Araujo Garcia, 14 anos, que cursa o 9º ano, contou sobre sua participação. "Foi uma experiência única e incrível. Amei a premiação, ainda mais porque fomos campeãs. Espero que tenhamos outras experiências de muitos aprendizados e muitas felicidades".
A fase na Regional de Gurupi permitiu que os estudantes demonstrassem suas habilidades e mostrassem fairplay. Agora, os vencedores regionais se preparam para a etapa estadual.
Confira aqui os resultados das premiações da Regional de Gurupi, cronograma e informações sobre as próximas fases.
Marcos Miranda/Governo do Tocantins