Regionais Palmas Interior e Araguaína encerram etapa dos JETs e definem os classificados para a Estadual

Tocantins

02.06.2023

Lenna Borges/Governo do Tocantins

Gritos das torcidas de "é campeão", choro e emoção dos atletas e comissão técnica do futsal, masculino e feminino, categoria 15 a 17 anos, marcam as finais dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), da etapa Palmas Interior da Diretoria Regional de Educação (DRE) Palmas. As disputas ocorreram na quadra da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, nesta sexta-feira, 2. A etapa da Regional de Araguaína encerra neste sábado, 3.

A final no feminino foi disputada entre o Colégio Estadual Eliacena Moura Leitão, de Novo Acordo, e a Escola Estadual Meira Matos, de Aparecida do Rio Negro, com o placar de 2 x 0, respectivamente. A disputa do masculino foi entre a Escola Estadual do Rio Sono, de Rio Sono, e a Escola Estadual Salmon do Amaral Brito, de Lagoa do Tocantins, com o placar de 3 x 0. 

Em sua estreia como treinadora dos JETs, a professora de Educação Física da Escola Estadual Eliacena Moura Leitão, Thaís Ribeiro, estava visivelmente emocionada com o resultado positivo da sua equipe. "O meu coração está em êxtase, é o meu primeiro JETs como professora. Estou muito feliz de estar aqui,  e a organização, tudo impecável, muito bem organizado. Eu estou maravilhada, graças a Deus deu tudo certo. Comecei a trabalhar já com foco na preparação com os treinamentos toda semana,  com muita dedicação, agora vamos focar para a Estadual”.

Artilheira do campeonato com dez gols, e campeã da etapa no Futsal Feminino na sua categoria, a aluna da Escola Estadual Eliacena Moura Leitão, Cecília Rodrigues, 16 anos, disse que gosta de futebol desde criança, mas ficou um tempo sem praticar e voltou com foco nos JETs. "Estou impressionada com a quantidade de gols que eu fiz e também com o meu time, porque elas se esforçaram bastante, cada uma deu o melhor de si e esse foi o resultado e a recompensa que tivemos através disso. Já estou ansiosa pela etapa estadual, vamos duplicar o número de gols", prometeu alegremente.

O atleta da Escola Estadual Rio Sono, de Rio Sono, Higo Júnior, foi o capitão da sua equipe na competição. Conforme prometeu na cerimônia de abertura, conseguiram o bicampeonato, com um placar de 3 x 0 e levaram a medalha de ouro da etapa Palmas Interior. “Novamente fomos campeões invictos, vamos agora em busca de vencer também a estadual".

JETs

Na próxima semana, 5 a 9, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza as etapas das DREs de Arraias, Miracema do Tocantins e Pedro Afonso. 

Os classificados das etapas regionais disputam a Etapa Estadual que será realizada em Araguaína, de 20 a 30 de junho, quando serão definidos os representantes do Estado nas competições nacionais. Já foram realizadas as etapas de Colinas do Tocantins, Porto Nacional, Guaraí, Gurupi, Dianópolis, Palmas, Araguatins e Tocantinópolis. Para conhecer os vencedores de cada etapa, acesse o site da Seduc https://www.to.gov.br/seduc/jogos-estudantis-do-tocantins-jets/2642z8j0mx4w.

Os JETs são promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Neste ano, a maior competição escolar do Estado conta com a participação de aproximadamente 18 mil alunos-atletas dos 139 municípios tocantinenses, representantes das unidades escolares das redes pública e particular do Tocantins.

Revisão Textual: Ruth Soares Borges/Governo do Tocantins