Região metropolitana de São Luís recebe equipamentos educacionais reformados

Maranhão

22.10.2020


Fundada desde o ano de 1927, como Escola Mista Maioba do Jenipapeiro, a comunidade do bairro Maioba do Jenipapeiro, em São José de Ribamar, teve, na manhã desta terça-feira (20), um bom motivo para comemorar. O Governo do Maranhão entregou o atual Centro Educa Mais Ribeiro do Amaral completamente reformado e ampliado, após décadas sem receber nenhuma intervenção em seu prédio. Além disso, outras duas escolas da capital maranhense foram contempladas com espaços educacionais construídos e reformados, totalizando investimentos de mais de R$ 2,6 milhões. O Centro de Ensino Vicente Maia, no bairro Anjo da Guarda, viu a tão sonhada reforma de sua quadra ser realizada; e o Centro Educa Mais Profª Margarida Pires Leal, no bairro da Alemanha, ganhou um refeitório novo com auditório.

O ‘Ribeiro do Amaral’ é uma das escolas da rede em tempo integral do Maranhão. A unidade possui nove salas de aula, laboratórios de Química e Biologia, Matemática e Física, Biblioteca, auditório, sala de professores, secretaria e ala administrativa. A obra recebeu investimentos de aproximadamente R$ 845 mil, que além da reforma, proporcionaram ampliação de novos espaços, como cozinha, banheiros laboratórios e climatização de toda escola. Ao todo, 360 estudantes, atualmente matriculados na unidade, serão beneficiados com a obra.

A estudante da 3ª série do Ensino Médio, Emanuelle dos Santos, destaca as condições do antigo prédio e declara a sua satisfação em olhar como a escola está. “Fiquei muito feliz e realizada, por olhar minha escola como ela está: linda e maravilhosa. Muita gratidão, até porque antes, quando chovia, alagava e tínhamos que ajudar a limpar a escola, os ventiladores eram quebrados, e agora está tudo excelente”, afirmou.

Dona Rosa de Lima tem 74 anos e estudou na unidade escolar, décadas atrás. Ela comemora a entrega da nova estrutura que a comunidade recebeu. “É uma satisfação, o professor vai ficar muito feliz, a comunidade vai ficar feliz, e tenho certeza que todos os alunos que vierem para cá, o comportamento será diferente, porque acharão uma coisa grandiosa, uma transformação radical que aconteceu na nossa unidade. Eu acredito que é uma das preciosidades que temos aqui. O sentimento que quero externar é de gratidão”, declarou.

“A educação se faz com amor, com compromisso e é a prioridade do governo Flávio Dino, que inaugura obras da educação todos os dias, e a escola é o segundo lar dos alunos. Portanto, esse é o caminho para melhorar a vida das pessoas e não tem outro”, enfatizou o vice-governador Carlos Brandão, que acompanhou todas as entregas nesta terça-feira.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressalta os investimentos que o governo tem feito na educação, com a entrega das mais diversas obras e ações. “Semanalmente, temos entregas do Programa Escola Digna. São três, quatro, cinco escolas por semana, que transmitem a força e o trabalho que o programa tem no estado, que por décadas ficou sem investimentos educacionais. Agora, presenciamos um governo sério, que cumpre com seu papel de buscar desenvolvimento para o Estado, por meio da educação”, pontuou o secretário.

Quadra poliesportiva e refeitório

No bairro do Anjo da Guarda, a festa não foi diferente. A comunidade escolar do Centro de Ensino Vicente Maia recebeu mais um equipamento educacional. Após 18 anos sem receber reparos em sua estrutura, o Governo reformou a Quadra Poliesportiva Maria Shirley Silva Serra, que beneficiará os mais de 800 estudantes e moradores da comunidade, que poderão usufruir de um espaço apropriado para a prática de esporte e lazer.

A gestora geral do CE Vicente Maia, Bernardeth de Lourdes, chorou de emocionada e agradeceu o governo pela reforma e entrega do espaço. “Hoje a comunidade do CE Vicente Maia só tem a agradecer ao governador Flávio Dino e ao secretário de Educação, Felipe Camarão, por esse sonho realizado. Esta quadra serve toda a comunidade do Anjo da Guarda, as igrejas, escolas comunitárias. A gente agradece de coração também pela inauguração da nossa biblioteca, que foi reformada e ampliada”, expressou.

No Centro Educa Mais Profª Margarida Pires Leal, ao retornarem às aulas presenciais, os estudantes contarão com uma novidade. O governo construiu um refeitório que irá beneficiar os quase 400 adolescentes que estudam em tempo integral na unidade.

Para o professor Iran Lima Costa, as melhorias dão ânimo e motivação à comunidade escolar. “Isso representa muito, porque o que diferencia a escola pública da escola da rede privada, sobretudo, é a estrutura física. Eu tenho certeza que os alunos, ao retornarem e olharem um ambiente climatizado, limpo, descente, digno de recebê-los, ficarão muito felizes. Isso motiva a todos nós, professores e alunos”, reforçou.

“A estrutura da escola influencia muito no ensino. Quando a gente tem um lugar bom, que acolhe a gente, principalmente porque passamos o dia inteiro na escola, influencia bastante a nossa educação para melhor, é uma escola que a gente passa o dia todo, praticamente nossa segunda casa, pois vivemos aqui. Eu fico bastante feliz em estar vivendo isso, pois é uma conquista dos alunos antigos”, resumiu Maria Eduarda, estudante do 2° ano.