Roraima
12.04.2021Por Francis Silva Foto: Fernando Oliveira
A fim de garantir educação de qualidade, além de segurança e conforto, aos alunos e servidores da Escola Estadual João Vilhena, o governador Antonio Denarium assinou nesse sábado, 10, a ordem de serviço para revitalização da unidade de ensino.
“Roraima tem 383 escolas estaduais e todas elas serão reformadas e revitalizadas. É o Governo dando uma educação de boa qualidade e condição para que os servidores possam trabalhar e para que os nossos alunos tenham um melhor aproveitamento”, destacou o governador.
O colégio fica localizado na vila Vilhena, município de Bonfim, e nunca foi reformado ou revitalizado, desde a inauguração, em 1988.
A unidade será revitalizada por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), com recursos do Tesouro Estadual. A ação faz parte da política pública da atual gestão para reconstruir a educação do Estado
Conforme o secretário adjunto de Gestão do Sistema Educacional, Aerton Dias, as obras de recuperação terão início imediato a partir da próxima semana.
“Agradeço ao governador pela mão amiga e pelo compromisso com a Educação do Estado. Agradeço também a toda a equipe que não tem medido esforços para iniciar as obras o mais rápido possível”, ressaltou.
A revitalização contemplará todo o espaço da escola, com pintura geral, substituição de piso e de portas em madeira, vasos sanitários, chuveiros, lavatórios e forro, além de revisão geral na parte elétrica.
O gestor da unidade, Whilbert Glenio Longui da Silva, relembra que essa obra era esperada há anos pela comunidade e diz que será essencial para o retorno das aulas presenciais.
“A escola não tinha infraestrutura para atender os alunos. Tenho certeza de que essa obra vai trazer benefícios, principalmente para a comunidade discente”, enfatizou.
A Escola Estadual João Vilhena atende 95 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular e tem em seu corpo docente nove professores.
População de Bonfim já foi beneficiada com construção e reforma de escolas
No município de Bonfim, o Governo de Roraima já realizou outras ações em benefício da educação da região.
Em julho de 2020, revitalizou e mobiliou a Escola Estadual São Francisco, localizada na vila São Francisco.
Também foram entregues 100 carteiras escolares novas, seis cadeiras para professor e quatro kits refeitório.
A atual gestão também finalizou a construção e entregou a Escola Estadual Indígena Tuxaua Pedro Terêncio, em novembro de 2020.
A obra foi realizada com recursos de convênio Federal, via FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), e foi concluída com contrapartida do Estado. A execução foi da Seinf (Secretaria de Infraestrutura).
Localizada na comunidade Indígena Marupá, a Escola possui quatro salas de aula, banheiros, biblioteca, salas administrativas, pátio coberto, área de serviço, cozinha, almoxarifado e sala de informática.
A unidade também recebeu 120 carteiras escolares, 10 cadeiras para professor e seis kits refeitório.