Reforma do Centro de Atendimento Educacional Especializado assegura melhoria para comunidade escolar

Tocantins

29.06.2022

As atividades do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Marcia Dias Costa Nunes, em Palmas, estão sendo aprimoradas e ampliadas. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), entregou na tarde desta quarta-feira, 29, a reforma no espaço, com reparos gerais, revitalização das dependências internas e pintura geral do prédio, com investimento de R$ 364.431,48.

Criado em 2019, o centro conta com uma estrutura de escola com 12 salas no geral, onde várias adequações foram necessárias para adaptação dos atendimentos. Com ações educacionais voltadas para atender as especificidades dos estudantes com deficiência, o CAEE atende, atualmente, mais de 100 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, buscando diminuir as barreiras de acessibilidade no contexto educacional.

São realizados atendimentos de musicoterapia, fonoterapia, terapia ocupacional, fisioterapia e educação física. As atividades são destinadas a estudantes com deficiências sensoriais (auditiva e visual), na qual inclui o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua; do sistema Braille; Soroban, da orientação e mobilidade; das atividades de vida diária, com autonomia; e da comunicação alternativa.

Comunidade comemora

Cristina Alves, que é surda, foi aluna do centro quando criança e hoje é professora no CAEE. “Foi muito importante esse aprendizado e desenvolvimento intelectual para a minha vida. Sou muito feliz com o trabalho realizado envolvendo os alunos do centro”, ressaltou. “É com muito orgulho que acompanho a evolução do centro que presta um serviço de qualidade e onde as crianças são bem assistidas”, destacou a mãe da professora Cristina, Wédna Cunha Alves, presente no evento.

Daniela Campelo Guimarães, de 11 anos, aluna do CAEE há cinco anos, foi uma das bailarinas a se apresentar durante a solenidade de entrega. “É um ambiente de inclusão em que a gente aprende com as diferenças”, disse a estudante, que tem deficiência auditiva.

A mãe da estudante, Daiz Campelo Guimarães, destacou a importância do espaço para o desenvolvimento de habilidades da filha. “É um espaço de muita interação, com profissionais especializados que fazem a diferença no desenvolvimento da minha filha. Fico feliz de ver a ampliação no atendimento às crianças”, frisou.

Segundo o titular da Seduc, Fábio Vaz, a entrega do espaço é um momento importante para o fortalecimento da educação no Tocantins.  “É um novo ambiente que vem de encontro às necessidades dos nossos estudantes. A educação inclusiva é pauta prioritária desta gestão, por isso investimos na estrutura física do espaço, estamos buscando equipamentos e material pedagógico. Além de ampliar as atividades e serviços prestados com parcerias de outras Pastas do Governo, a nossa meta é criar centros como esse em outros municípios e expandir o atendimento no estado”, frisou.

“A ampliação do atendimento se faz necessária. A expansão para outras cidades promoverá uma inclusão e uma acessibilidade com maior autonomia individual, familiar e social da pessoa com deficiência”, destacou a gerente de Educação Especial da Seduc, Paola Regina Martins.

Conforme a diretora do CAEE, Erotildes Soares Corrêa, as melhorias na estrutura do prédio vão assegurar o desenvolvimento das atividades. “A revitalização e adequação do nosso espaço são de grande importância para o atendimento às pessoas que estão na invisibilidade, que não têm condições de custear esse tipo de serviço que oferecemos para ajudar as famílias e as pessoas com deficiências”, enfatizou.

Homenagem

O nome do Centro é uma homenagem à professora concursada da rede estadual de ensino, Márcia Dias Costa Nunes, uma das defensoras da educação especial do Tocantins, que ao longo da sua trajetória lutou pela criação do CAEE.

Alcione Luz/Governo do Tocantins