Reforço para a Olimpíada de Língua Portuguesa são intensificado em escola de Cachoeiro

Secretaria de Estado da Educação do ES

29.07.2019

Os alunos da 2ª série da Escola Estadual CEI Áttila de Almeida Miranda, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, intensificaram, na última semana, a preparação dos trabalhos para a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Depois de participarem do estudo teórico sobre o gênero documentário, os alunos fizeram visitas a locais previamente selecionados para produzirem fotos, vídeos e entrevistas. 

Acompanhados por profissionais da escola, os grupos tiveram a oportunidade de conhecer de perto um pouco da história de pessoas e locais importantes do município. Como o tema geral da Olimpíada é “O lugar onde vivo”, o tour pela cidade promoveu a uma contextualização.

“Tivemos a oportunidade de passar quase toda a manhã na Fábrica de Pios. Foi incrível conhecer algo que faz parte da história da nossa cidade e que poucas pessoas conhecem. Foi uma experiência única”, comentou a aluna Rainara Araujo. 

A professora Sheila Cristina Trevisol Guimarães falou sobre a importância da atividade. “Trabalhar com documentário é algo novo e desafiador, já que é a primeira vez que esse gênero é inserido na Olimpíada, o que significa um mergulho em novas ferramentas de aprendizagem. A experiência está nos ensinando muito. Além disso, ter a oportunidade de estreitar vínculos com a comunidade colabora para o desenvolvimento da cidadania”, afirmou.

Novidades

Nesta edição, a Olimpíada passa a homenagear uma personalidade e seu trabalho. A primeira homenageada é a escritora Conceição Evaristo. Outro destaque é para a inclusão de um novo gênero: o Documentário.

Além de Documentário, a Olimpíada também traz os gêneros Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de Opinião. A partir desses gêneros, o professor deverá orientar seus alunos a escrever, em sala de aula, durante as oficinas, um texto sobre o tema “O lugar onde vivo”.

Para auxiliar nas oficinas, os professores terão acesso ao portal https://www.escrevendoofuturo.org.br/, que disponibiliza cadernos virtuais de apoio ao trabalho do professor. Para chegar à final, os participantes terão que passar por cinco etapas: escolar (na própria unidade de ensino), municipal, estadual, regional e, por fim, a etapa nacional.

Na premiação da etapa nacional, além da medalha, o professor ganhará uma semana de imersão pedagógica internacional, outra novidade desta edição. Todas as premiações e demais informações podem ser conferidas no regulamento disponível no site.

A Olimpíada

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o País, por meio de ações de mobilização para a formação de professores de Língua Portuguesa, o Itaú Social criou em 2002, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, o Programa Escrevendo o Futuro (Cenpec), voltado para ações de formação presencial e a distância. O programa disponibiliza materiais com orientações pedagógicas e promoção da reflexão sobre práticas educativas.

Em 2008, o programa foi ampliado a partir de uma parceria com o Ministério da Educação para a criação da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, um concurso de produção de textos entre alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

Nesta edição, a Olimpíada reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território, e retoma o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para participar do concurso, o estudante deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

Confira o REGULAMENTO

Texto: Soraia Camata