Rede pública estadual participa em peso das discussões do documento base nesta quarta-feira, 19

BNCC Ensino Médio

18.06.2019

Nesta quarta-feira (19/6), a Secretaria Estadual da Educação de Goiás (Seduc), por meio da Superintendência de Ensino Médio, promoveráDia D da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC/EM), em todas as escolas da rede pública estadual. Em Goiânia, a abertura do evento será realizada às 9 horas no Colégio Estadual Jardim América.

Nesta data serão discutidas e analisadas as especificidades do documento homologado pelo Ministério de Educação (MEC), em dezembro de 2018. “A data terá um caráter formativo sobre o documento e ao mesmo tempo de engajamento dos profissionais da educação para a implementação que se inicia”, explica a gerente de Ensino Médio da Seduc, Itatiara Teles de Oliveira.

O Dia D da BNCC do Ensino Médio também oportunizará a todos os professores, de todas as áreas do conhecimento, aprofundarem seus estudos sobre a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e a conhecerem os conceitos basilares que a sustentam, bem como as competências e habilidades de cada área do conhecimento.

O documento, em sua terceira versão, traz uma espécie de currículo padrão, onde ao mesmo tempo em que determina uma educação única, também acena com a possibilidade de flexibilização de forma a respeitar a realidade de cada região brasileira. “Se trata de um eixo norteador”, ressalta a gerente do Ensino Médio da Seduc.

Mudanças

Uma das modificações feitas no documento diz respeito à carga horária do ano letivo, que será ampliada, passando de 2.400 horas para 3 mil horas/aulas nos três anos do Ensino Médio. Outra mudança tem como foco a formação continuada dos docentes, que será priorizada com a oferta de cursos e todos os subsídios necessários para que os profissionais estejam aptos a trabalharem por área de conhecimento.

Em Goiás, uma das particularidades em torno da elaboração do documento da BNCC do Ensino Médio foi a ampla participação de professores e especialistas em educação nas discussões. “Tudo está sendo pensado com muito cuidado e atenção, atendendo recomendação da secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli”, destaca Itatiara.

De acordo com o calendário do MEC, os currículos do Novo Ensino Médio deverão estar estruturados até junho de 2019. Entre os meses de julho e setembro, serão realizadas consultas públicas nos Estados. Os novos documentos deverão ser analisados e aprovados pelos Conselhos Estaduais de Educação entre outubro e dezembro para que possam ser aplicados a partir do ano letivo de 2020.

Atualmente, a rede pública estadual tem 233.712 estudantes matriculados no Ensino Médio, que inclui turmas regulares, de ensino técnico profissional, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa de Fortalecimento do Ensino Médio (Profen).