Rede Estadual vai fortalecer ações sobre práticas sustentáveis nas escolas

Piaui

30.06.2023

Com o intuito de fortalecer a política estadual de educação ambiental, o Secretário da Educação, Washington Bandeira, e equipe receberam, nesta quinta-feira (29), o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, para alinhar ações para o segmento. No início do mês de junho, Seduc e Semarh assinaram um acordo de cooperação técnica para fazer avançar uma agenda em parceria com foco na sustentabilidade ambiental no contexto educacional.

Lançado pelo Governador Rafael Fonteles, o projeto ECO Piauí tem 15 metas distribuídas em quatro eixos de atuação: Piauí no Clima; Bio Piauí, Hidro Piauí e Sustenta Piauí. O investimento é de R$ 47 milhões. Entre as ações do programa estão as políticas de reflorestamento, aumento da fiscalização ambiental por meio de drones, castração gratuita de pets por meio de veículo e educação ambiental nos órgãos do Governo.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, afirmou que as ações conjuntas pretendem difundir a conscientização sobre práticas sustentáveis e de preservação do meio ambiente nas escolas. Ações educativas como oficinas, palestras, rodas de conversa, aquisição de materiais didáticos e formação de gestores e professores estão previstas no cronograma.

“São várias ações voltadas para a sustentabilidade e proteção do meio ambiente e animais. Com a expansão das escolas de Tempo Integral com ensino profissional, teremos a educação ambiental sendo trabalhada nas disciplinas básicas, no segundo turno e por meio do curso de Técnico em Controle Ambiental com Ênfase em Sustentabilidade, a ser lançado em breve dentro do Seduc Tec”, comentou Washington Bandeira.

O secretário Daniel Oliveira reforçou a importância de trabalhar a temática ambiental nas escolas para a formação de valores de jovens e crianças na promoção de uma sociedade mais consciente. “A política de defesa do meio ambiente é um tema transversal que abrange várias áreas. O nosso objetivo é ampliar e cumprir as metas do Governo e estamos aqui tratando da educação com foco no desenvolvimento sustentável. Vamos preparar os nossos jovens para a agenda de conservação da natureza e dos recursos hídricos”, defendeu.

Registrou-se ainda a participação de Marine de Oliveira (gerente SEMARH), Rochelle Martins (assessora de Planejamento e Gestão da Semarh) e Marcelo Amorim de Moura (gerente de Educação Ambiental).