Rede Estadual de Santa Catarina tem 205 medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Santa Catarina

26.01.2022

205 estudantes da rede estadual de Santa Catarina serão premiados na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os resultados foram divulgados nesta terça-feira, 18. A rede estadual foi representada no pódio por 21 estudantes que levaram medalha de ouro, 42 de prata e 142 de bronze. Veja a lista completa abaixo.

O objetivo principal da Olimpíada é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.
Os alunos que participam da OBMEP são divididos em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade em que estiverem matriculados:

• Nível 1 – estudantes de 6º ou 7º anos do Ensino Fundamental
• Nível 2 – estudantes de 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental
• Nível 3 – estudantes do Ensino Médio

Estudantes motivados

A estudante que em 2021 estava no 7º ano da EEB Coronel Gasparino Zorzi, de Campos Novos, Isabela Aparecida Besen, foi uma das vencedoras da medalha de Ouro. Ela diz que está feliz com a conquista e não imaginava que chegaria tão longe: “Fiz a prova pela primeira vez e foi difícil. Mas matemática é minha matéria favorita e a professora me ajudou muito. Agora que vi que sou capaz, quero continuar fazendo a OBMEP”, comenta.

Outra estudante que é apaixonada pela disciplina é Rafaela Kei Inushi, que também estava no 7º ano, na EEB João José de Souza Cabral, em Canoinhas: “Sempre gostei muito de matemática na escola, então antes de fazer a prova da OBMEO eu comecei a estudar sozinha, na internet. Pesquisei sobre Olimpíada e vi vários vídeos no Youtube sobre matemática, meus pais sempre me incentivam”.

David Gabriel Vinci, do 6º ano da EEB Emir Ropelato, de Timbó, levou a medalha de prata e afirma estar feliz e surpreso ao mesmo tempo, pela ótima colocação: “Fui treinando em casa, fazendo as atividades propostas pela professora. Durante a semana foram em torno de uma a duas horas dedicadas à matemática”.

Aini Vincenci, do 9º ano da EEB Manoel Pereira de Medeiros, em Urupema, conquistou medalha de bronze e está realizada com mais essa conquista. Ela já foi premiada outras duas vezes em edições anteriores da OBMEP. “Tive apoio dos meus pais e da escola, que imprimiu as provas antigas para o meu estudo. Assisti a diversas videoaulas e procurei saber mais sobre o que ia cair na prova”, detalha.

A EEB Altamiro Guimarães, de Antônio Carlos, se destacou na premiação, com 10 alunos levando medalhas de prata e bronze (3 de prata e 7 de bronze). A escola participa da OBMEP desde a primeira edição, em 2005. Todos os alunos, do 6º ano ao Ensino Médio participaram da prova em 2021. De acordo com a professora de matemática Silvana Kremer Marcelino, que coordena a aplicação da OBMEP na unidade, a conquista se deve a um conjunto de fatores: “Temos uma equipe ótima de professores, que trabalham todos os conteúdos de acordo com o currículo, além de alunos motivados, que gostam de participar e a organização dos detalhes para que todos percebam a grandiosidade deste evento nacional, tendo a possibilidade de demonstrar seus conhecimentos e obter bons resultados”.

Como funciona a prova

A prova da primeira fase é formada por 20 questões objetivas, com cinco opções de resposta. Já a prova da segunda fase tem seis questões discursivas e os alunos devem explicar e exibir os cálculos, bem como o raciocínio empregado.
As medalhas de ouro serão entregues em uma cerimônia de premiação nacional organizada pela Coordenação Geral da OBMEP. Já as medalhas de prata e bronze são entregues pela Coordenação Regional da OBMEP no ano subsequente à premiação.

Em todo o país são premiados 500 alunos de escolas públicas e 75 de escolas privadas com medalhas de ouro; 1.500 alunos de escolas públicas e 225 alunos de escolas privadas com medalhas de prata e 4.500 alunos de escolas públicas e 675 alunos de escolas privadas com medalhas de bronze.

Professores premiados

Foram premiados ainda 50 professores da rede estadual, uma delas participará do programa OBMEP na Escola em 2022: prof. Juciele Carine Decezare, da EEB Seara, em Seara. Voltado para os professores de Matemáticadas escolas públicas municipais e estaduais, o programa OBMEP na Escola tem como um objetivo contribuir para a formação de professores em Matemática estimulando estudos mais aprofundados e a adoção de novas práticas didáticas em suas salas de aula.

Educadores de todo o país serão orientados no desenvolvimento de conteúdos programáticos, seguindo a prática didática de resolução de problemas, no trabalho com grupos de alunos selecionados em suas escolas ou em escolas vizinhas.

O que é a OBMEP?

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.