Rede Estadual de Pernambuco retorna ao ensino 100% presencial

Pernambuco

16.11.2021

Esta terça-feira (16) foi marcada pela volta presencial de 100% dos estudantes da Rede Estadual às salas de aula. A medida foi anunciada pelo secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros, na última quinta-feira (11), durante coletiva de imprensa. O novo protocolo setorial da Educação determina que não haverá mais exigência do distanciamento mínimo de um metro entre as carteiras, e o rodízio de estudantes não será mais necessário. 

Na Escola de Referência em Ensino Médio Ageu Magalhães, situada no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife, o clima era de entusiasmo entre os estudantes. Aluno do 1º ano do Ensino Médio, David Melo retornou ao ensino presencial nesta terça, e alega que foi motivado pela segurança que a unidade de ensino oferece. “Eu moro com minha avó, que é uma idosa e tem problemas de saúde, então preferi assistir as aulas de casa. Prometi que assim que todo mundo de casa tomasse a vacina, eu retornaria. E tem o fato de a escola se mostrar preparada para nos receber. Aqui, os colegas falam que sempre tem álcool em gel, todo mundo usa máscara e está se cuidando. Então fiquei empolgado para voltar”, disse. 

Kawany Ivanilda, estudante da EREM, retornou ao presencial desde o começo das flexibilizações e falou sobre a expectativa dos estudantes com esta medida. “No começo, eu não me sentia segura, mas agora estou mais confiante na escola. É bem melhor assistir aulas aqui. Não me adaptei ao ensino remoto, e acredito que a melhor decisão que tomei foi voltar para cá. Percebo, ainda, muitos colegas ausentes das aulas presenciais, e a gente espera que todos retornem, pois aqui estamos seguros”, garantiu. 

Segundo a gestora da EREM, Karla Figueiredo, este momento é extremamente importante para a escola, pois marca o retorno ao ensino presencial para todos, crucial para a qualidade da educação no Estado. “Antes, nós fazíamos revezamento com as turmas, e hoje voltamos com toda a capacidade da escola. Dos 494 estudantes que temos, 400 já estavam vindo presencialmente, e acreditamos que agora esses 94 retornem. Alguns casos são justificáveis, mas outros a gente faz um trabalho forte de busca ativa para recuperar esses adolescentes. O nosso objetivo é não perder estudantes”, frisou. 

As novas medidas do Protocolo Setorial da Educação não eliminam as que ainda estão em vigor em todas as escolas da Rede, como as do uso de máscaras, álcool em gel, tapetes sanitizantes e o pleno funcionamento dos lavatórios de mãos. As aulas remotas continuam para os que ainda optam por não retornar presencialmente pela plataforma do Educa-PE. Além disso, a Secretaria de Educação e Esportes continua ofertando o pacote de dados móveis do Conecta Aí para que os estudantes possam estudar de casa. 

Para conhecer todos os programas de ensino remoto da Rede, acesse: www.educacao.pe.gov.br