Minas Gerais
16.12.2024A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) encerra oficialmente o ano letivo de 2024 nesta segunda-feira (16/12), celebrando um ciclo letivo que envolveu mais de 1,6 milhão de estudantes em 3.400 escolas estaduais. Reconhecida como a área mais bem avaliada pelos mineiros, a Educação avança com um planejamento robusto e investimentos significativos para garantir um futuro ainda melhor.
A conclusão do ano letivo segue após o cumprimento dos 200 dias de aulas estabelecidos pela legislação, assegurando o desenvolvimento de um calendário pedagógico sólido e efetivo.
Em 2024, a educação pública mineira se destacou pelo avanço de diversas iniciativas, como a ampliação do projeto de Recomposição de Aprendizagens, que visa preencher as lacunas deixadas pela pandemia. O acompanhamento personalizado dos estudantes foi reforçado com a implementação do Diário Escolar Digital+ (DED+), uma ferramenta inovadora para o registro e monitoramento do desempenho educacional. Além disso, o Boletim Digital foi disponibilizado, permitindo que pais e estudantes consultem notas facilmente através do MG APP.
A formação contínua dos profissionais de educação também foi priorizada, com programas como Trilhas de Futuro Educadores, que visa qualificar docentes e garantir um ensino mais inclusivo. Este programa também ampliou as vagas em cursos técnicos gratuitos para alunos da rede estadual.
Planejamento para 2025
Com o fechamento das atividades acadêmicas, as escolas se preparam para o início do ano letivo de 2025, que está agendado para o dia 10/2. O Calendário Escolar completo já está disponível para consulta neste link.
Para garantir um acolhimento ainda mais adequado aos estudantes no próximo ano, a rede estadual receberá um investimento histórico de R$ 374 milhões por meio do Programa Estadual de Melhoria e Investimento no Ensino Público (Premiep). Essa iniciativa busca transformar as escolas estaduais em ambientes modernos, inclusivos e alinhados às exigências educacionais contemporâneas, estabelecendo um marco na busca pela excelência e inovação na educação pública de Minas Gerais.