Rede Estadual de Ensino avança na adoção de tecnologia nos processos de aprendizagem

Secretaria da Educação do ES

05.03.2020

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio do Programa Sedu Digital, aplica anualmente a ferramenta Guia Edutec nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Os resultados fornecem dados e diretrizes para nortear políticas públicas sobre o uso de tecnologia na educação. O Guia Edutec é uma ferramenta online de gestão e pesquisa desenvolvida pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) sem custos.

Segundo a assessora de Tecnologia da Informação da Sedu, Carmem Prata, com esse mapeamento é possível observar em quais áreas a Rede necessita de ações prioritárias e como promover o avanço equilibrado em todas essas áreas (dimensões). Na prática isso significa, por exemplo, que não adianta investir muito em infraestrutura e não capacitar professores ou capacitar professores e não dispor de ambientes e conteúdos digitais para práticas pedagógicas. É preciso considerá-los em conjunto.

O Guia foi aplicado nas escolas com mais de 50 estudantes para medir o nível de apropriação tecnológica, tanto da rede quanto de cada escola, em relação a quatro dimensões: Visão (compreensão do potencial da tecnologia para ensinar e aprender), Competência Digital dos professores, Conteúdos Digitais e Infraestrutura Tecnológica.

As respostas das escolas no Guia Edutec 2019 mostraram um desenvolvimento progressivo e paulatino da cultura digital na Rede Estadual. Os dados mostraram crescimento nas quatro dimensões, com destaque para o uso de Recursos Digitais pelos professores e estudantes, que teve um salto de 2.9 em 2018 para 3.1 em 2019; houve aumento também em relação as condições de Infraestrutura tecnológica das escolas, que subiu de 2.5 para 3.0. Foram observados, também, avanços na incorporação das tecnologias na gestão e planejamento da escola, assim como o desenvolvimento das competências digitais dos profissionais da educação.

Carmem Prata relata que em 2019 a Rede saiu do nível básico e atingiu o nível intermediário no grau de adoção da tecnologia e que essa evolução ocorreu em função do desenvolvimento de ações simultâneas envolvendo as quatro dimensões, com destaque para as de infraestrutura tecnológica, cujo investimento garantiu as condições ideais para alavancar e expandir os cursos Educação à Distância (EAD) voltados para o desenvolvimento do ensino híbrido e de metodologias ativas, assim como o acesso a conteúdos digitais e ambientes virtuais pelos estudantes e professores.

Como ações de impacto que permitiram esse crescimento, pode-se citar:

- Entrega de laboratórios móveis em 194 escolas, melhorias na rede de Internet, entrega de desktop para as secretarias escolares e salas dos professores, disponibilidade do ambiente Google com ferramentas digitais para professores e alunos.

- Ofertas de 24 cursos EAD voltados para o uso de ferramentas digitais de metodologias ativas e o uso ético e seguro da internet; criação de quatro comunidades virtuais para 1.561 professores multiplicadores do ambiente Google; realização de webinares com professores referência no uso de tecnologia na sala de aula; criação de uma rede de compartilhamento das boas práticas na sala de aula. https://padlet.com/sedudigital/boaspraticas

- O uso de plataformas digitais para o desenvolvimento de competências específicas, como a de redação, com o uso de inteligência artificial.

- A criação do Plano Escolar de Inovação e Tecnologia, ampliando a visão dos gestores escolares a respeito do potencial da tecnologia para a educação, integradas às demais políticas da Secretaria.

Plano Escolar de Inovação e Tecnologia

Analisando o resultado do Estado e também de cada escola tendo como meta o nível avançado na adoção da tecnologia nas unidades até 2022, grandes áreas de intervenção (prioridades) foram pensadas conectadas com as políticas da Sedu para promover a cultura e a fluência digital com foco na aprendizagem dos estudantes e desenvolvimento profissional dos professores.

Para isso foram criadas 16 prioridades, quatro para cada uma das Dimensões citadas, constituindo o Plano Escolar de Inovação e Tecnologia. A partir da devolutiva do Guia Edutec, cada escola deverá, junto com representantes de alunos e professores, analisar o seu resultado atentamente e, dentre as 16 prioridades sugeridas, selecionar cinco de maior impacto à sua realidade e demandas, sendo uma prioridade em cada uma das quatro dimensões e uma prioridade extra na dimensão que obteve o pior resultado no Guia Edutec.

As prioridades selecionadas contêm várias ações que apontam para o alcance dos resultados esperados. Professores TIC (com mais domínio das tecnologias na escola) e Líderes de Turma devem ser protagonistas na execução das ações. Saiba mais acessando o link: https://sites.google.com/edu.es.gov.br/planoinovacao/

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