Rede estadual de Educação inicia ano letivo com atividades de acolhimento aos estudantes

Goiás

10.03.2015

Cerca de 250 estudantes, pais de alunos, equipes de servidores e comunidade escolar participaram nesta manhã de terça feira (20/01), no Colégio Estadual José Honorato, da abertura da "Semana da Acolhida", organizada pela Subsecretaria Regional de Educação de Goiânia (SRE-GO) e equipe escolar.  A Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer - Raquel Teixeira prestigiou o evento, assistiu apresentações artísticas, conversou com os estudantes e recebeu o apoio e carinho de toda comunidade escolar.

Para marcar o retorno às aulas todas as escolas da região metropolitana realizam em suas dependências a "Semana da Acolhida". O evento inclui ações que contribuem para os avanços do bom relacionamento escolar, fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem e favorecimento do desenvolvimento das potencialidades dos alunos e servidores.

O acolhimento se estende até a próxima sexta-feira (23/01), com realização de diversas atividades culturais, esportivas e temáticas, além de reflexões sobre os temas: Patrimônio Material e Imaterial da Comunidade Escolar, Expectativas e Projeto de Vida, Cultura de Paz, Informação e Vivência, Cidadania e Direitos. Princípios norteadores das atividades são: o incentivo ao protagonismo do aluno, tornando-o agente participativo da sua história educacional, e o estabelecimento de relações harmônicas entre os membros da comunidade escolar.

A professora Raquel Teixeira falou aos alunos ressaltando sua expectativa positiva e o orgulho em liderar os avanços educacionais que o mundo moderno exige. Ela reafirmou sua confiança no crescimento e progresso do Estado de Goiás e na constante valorização dos profissionais da educação.

Satisfeita com o ensino e desenvolvimento da filha Vitória Camila, 10 anos, estudante do 5º ano do Colégio José Honorato, Maria das Graças comemorou o retorno às aulas e comentou sobre suas esperanças para 2015. "Minha filha se desenvolveu muito nos quatro anos que está na rede estadual e tenho certeza de que, neste ano, vai avançar ainda mais em sua aprendizagem". A mãe da jovem Vitória nos contou ainda que sempre que pode está presente na escola sendo voluntária em diversas atividades. "Todos os pais deveriam participar da vida escolar dos seus filhos".

Além de Maria das Graças, que representou as famílias, falaram ainda a coordenadora pedagógica Eunice Garcia, em nome dos professores; a estudante Ana Julia (4º ano), em nome dos alunos; a merendeira Eloisa e o Soldado Barros, da Polícia Militar Comunitária, representando a comunidade escolar. "Estamos todos os dias aqui pra servir e dar segurança as atividades da escola, nos sentimos como uma família”, disse o Polícial. Todos deram as boas-vindas aos estudantes, servidores e também à secretaria Raquel.

As apresentações e atividades artísticas foram realizadas pelos alunos das oficinas EET's (Escolas de Tempo de Tempo Integral de Ensino Fundamental), do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte.

ANO LETIVO

O primeiro semestre letivo começará com 1.153 instituições de ensino (públicas e conveniadas) em funcionamento. Estão hoje matriculados na rede 447.489 alunos de Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e Médio.

Conforme "calendário escolar", serão 107 dias letivos no primeiro semestre e 95 no segundo. No total, serão 202 dias de aulas em 2015, sendo que o segundo semestre iniciará no dia 3 de agosto.