Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte conquista importantes prêmios na Febrace 2024

Rio Grande do Norte

27.03.2024

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada na última semana em São Paulo (SP), não só celebrou a inovação, mas também destacou soluções criativas para desafios locais. Entre os projetos reconhecidos, as escolas da rede estadual de educação do Rio Grande do Norte brilharam com suas ideias originais e premiadas. 

Um dos destaques foi o projeto "Revitalizando Solos Degradados: Matéria Orgânica em Terrenos Baldios", elaborado por Vitória Sabrina da Silva Leite e Antônio Serginaldo de Oliveira Bezerra, da E.E. Monsenhor Raimundo Gurgel, Mossoró, RN. Este projeto, que conquistou o 3º lugar geral em Ciências Agrárias, propôs uma alternativa viável para agricultores familiares no semiárido nordestino, sendo reconhecido também com os prêmios Destaque Unidades da Federação, Eco 21.eco.br e o 2º lugar no Prêmio Destaque SBPC.

Outro projeto premiado foi "Acessibilidade no Transporte Público: Prototipagem com Arduino Nano", desenvolvido por estudantes da escola estadual José Calazans Freire, de Upanema, do Campus do IFRN Mossoró, e do Centro de Educação Integrada Prof. Eliseu Viana, Mossoró. Os estudantes Carlos Eduardo Olímpio Souza, Esthefany Rillary Bezerra Soares, Victor Gabriel de Santos, com orientação de Welton Batista dos Santos e coorientação de Giany Paiva Pedrosa, ganharam o 4º lugar geral em Ciências Biológicas e o Prêmio Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia. Eles propuseram soluções inovadoras para tornar o transporte mais acessível a pessoas com deficiência, evidenciando o potencial da tecnologia para promover a inclusão social.

O projeto "Larvicida Aedes (Fase II)", da escola estadual Rui Barbosa, Tibau, também recebeu destaque, garantindo o Prêmio Revista InCiência. Alunos como Anna Nicolly de Araújo Ferreira e Marília Clara da Silva, orientados por Yandra Thais Rocha da Mota e coorientados por Rosinere F. da Costa Rebouças, demonstraram um compromisso notável na busca por soluções de saúde pública. O projeto foi destaque no Jornal Nacional, da TV Globo, em matéria veiculada na noite da última quinta-feira (21). 

O projeto "Proteção Braçal: Sustentabilidade na Castanha de Carajás, Porto do Mangue – RN", desenvolvido pela equipe da escola estadual Professora Josélia de Souza Silva, Porto do Mangue, recebeu uma Menção Honrosa no Prêmio por Mundo sem Lixo Movimento Circular. Sob a orientação de Antônia Juliana Rodrigues do Nascimento e coorientação de Dalison Vitor de Souza, os alunos Yasmim Dantas Menezes, Ana Eduarda dos Santos Monteiro e Jânio Natanael dos Santos Lima destacaram a importância da sustentabilidade na proteção do meio ambiente.

Para que a delegação da rede estadual de educação chegasse a São Paulo, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer investiu R$ 144.404,49. Esse valor garante a presença de 22 estudantes e professores em um dos maiores eventos de ciência da América Latina. No total, 10 projetos foram apresentados na feira.

A Febrace não apenas reconhece a excelência científica, mas também ressalta o potencial transformador da juventude, encorajando a busca por soluções inovadoras para desafios locais e globais.