Educação do Rio Grande do Norte contará com 22 estudantes na etapa final da FEBRACE

Rio Grande do Norte

07.03.2023

Estudantes da Rede Estadual de Educação estão entre os finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Dos 200 projetos de todo o Brasil, 10 são oriundos de estudos desenvolvidos no chão da escola pública estadual e mostram a diversidade existente dentro do saber científico. Somando com outras redes de ensino, o RN é o segundo estado do Nordeste em número de projetos finalistas.

Com projetos que vão desde a relação de práticas saudáveis com a oncologia, o uso da matemática como ferramenta de inclusão escolar, desenvolvimento de plástico biodegradável a partir do umbu até a construção da identidade do estudante surdo, o Rio Grande do Norte contará com uma expressiva participação em uma das maiores feiras de ciência e tecnologia da América Latina. No total, 22 de estudantes, nove orientadores e oito coorientadores selecionados. 

A titular da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC), professora Socorro Batista, destacou o alcance da conquista. “Uma grande alegria para todos nós que trabalhamos e acreditamos na escola pública. Devemos reconhcer os estudantes que se dedicaram, desde as feiras na própria escola aos que irão para a Febrace, pois, partindo do conhecimento adquirido em sala de aula, estão traçando trajetórias de sucesso e que servem de inspiração para muitos colegas estudantes”, frisa a secretária. 

A titular ainda lembrou que o sucesso de cada estudante está ligado ao trabalho dos professores, escolas e das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC). “Parabenizamos o empenho de cada professor, de cada escola finalista e das diretorias regionais de ensino, em especial, aquelas com projetos selecionados, no caso as DIRECs de Mossoró, Assú, Angicos e Umarizal”, complementa a titular da SEEC.

Os projetos finalistas foram idealizados nas escolas estaduais João Manoel Pessoa (Itajá), Dr. Edino Jales (Patu), Aristofanes Fernandes (Santana do Mato), Se´rvulo Pereira de Arau´jo (Bodó), Silvestre Veras Barbosa (Paraú), Desembargador Felipe Guerra (Triunfo Potiguar), Monsenhor Raimundo Gurgel (Mossoró) e nos centros estaduais de Educação Profissional Prof. Francisco de Assis Pedrosa (CEEP) e o de Capacitac¸a~o de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), ambos em Mossoró.

Após se apresentarem e vencerem as etapas escolares e regionais, estudantes e professores dos projetos selecionados seguirão para São Paulo (SP) onde, entre os dias 20 e 24 de março participarão da mostra presencial dos projetos finalistas no Campus da USP. Durante essa semana também acontecerão palestras e workshops com transmissão das atividades pela internet. 

Para o professor Artur Maciel, do Centro Estadual de Capacitac¸ão de Educadores e Atendimento ao Surdo, em Mossoró, o anúncio foi comemorado como o resultado de uma jornada de aprendizagem. “Foi uma surpresa, todos nós ficamos felizes. Sabíamos que nosso trabalho iria dar um bom resultado pois, nas etapas avaliativas, ganhamos muitos elogios, então, tínhamos a esperança de conseguir uma vaga. Quando soubemos do resultado, foi momento de euforia, pois era chegado o momento de abrir para nossas estudantes um leque de oportunidades com essa conqusita”, explicou Maciel. o educador é responsável pelo projeto que apresenta a construc¸ão da identidade do sujeito surdo.

Os participantes terão também a oportunidade de interagir com professores, pesquisadores, patrocinadores e visitantes. Na oportunidade, os projetos finalistas serão avaliados, e identificados os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria – esses contemplados com troféus, medalhas e certificados, na cerimônia de premiação prevista para o dia 24 de março de 2023.

Essa experiência anima os protagonistas da feira: os estudantes. “Eu fiquei muito feliz  e emocionada, agora estou ficando nervosa, de como será lá na Febrace”, destaca Esthefany Rillary, estudante finalista do projeto orientado pelo professor Maciel. “Eu e minha família ficamos muito felizes, foi uma grande emoção, choramos muito”, vibra a estudante Ana Viviane, parceria da Esthefany no projeto.

Os estudantes potiguares estarão disputando prêmios, como estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais. Serão ainda selecionados nove projetos, cujos autores irão representar o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), que em 2023 será realizada no mês de maio nos EUA.

Lista completa dos projetos selecionados para a Febrace:

Itajá: uma Fonte de Riquezas Inexploradas (1905)
Estudantes: Vitoria Jamile Medeiros Vascacio, Lavi´nia Rosa da Silva, Giovana Cabral dos Santos
Orientador: Kecya Monique Lopes de Figueredo
Coorientador: Diana Kelly Medeiros Vascacio
Escola Estadual João Manoel Pessoa - Itajá (11ª DIREC)

História em Silêncio: Entre as Lembranças e a Construção da Identidade do Sujeito Surdo (2538)
Estudantes: Esthefany Rillary Bezeas Soaes, Ana Viviane Dantas dos Santos
Orientador: Artur Maciel de Oliveira Neto
Coorientadora: Anna Rafaella de Paiva Dantas
Centro Estadual de Capacitac¸ão de Educadores e Atendimento ao Surdo - Mossoró (12ª Direc)

A Epigenética e a Longevidade de Vida: A Relação entre Hábitos Saudáveis e a Oncologia Preventiva (2101)
Estudante: Andreza Luzia de Oliveira
Orientador: Janice Lima de Alencar
Coorientador: Ana Maria Carneiro Almeida Diniz
Escola Estadual Dr. Edino Jales - Patu (14ª DIREC)

Construção do Tampo de Carteiras Escolares utilizando Folhas Secas de Árvores (2596)
Estudantes: Anissa Waleska da Silveira Barbosa, Talita Grazyele Quinto Macedo
Orientador: Erismar Rodrigues da Silva
Escola Estadual Aristófanes Fernandes - Santana dos Matos (8 DIREC)

Vaso Biodegradável para Mudas Frutíferas através da Casca do Maracujá e Sabugo de Milho (1911)
Estudantes: Maria Eduarda dos Santos, Jean Daniel Soares de Melo
Orientador: Isaac Antunes Braga de Carvalho
Coorientadora: Raissa Jamile de Lima Galvão
Escola Estadual Sérvulo Pereira de Araújo - Bodó (8 DIREC)

Inclusão Social no  mbito Escolar: Desenvolvimento de Instrumento Matemático como Ferramenta Educativa para Deficientes Visuais (2734)
Estudantes: Vitoria Paulino de Medeiros, Bianca Beatriz Araújo Silva, Antônio Iago Nunes Pimenta
Orientadora: Cynthia Gabriella Cunha da Silva Soares
Coorientadora: Walnizia Santos de Brito
Escola Estadual Silvestre Veras Barbosa - Paraú (11ª DIREC)

Tecnologia Digital nas Aulas da Eletiva “A Arte de Argumentar”: Desenvolvimento de um Aplicativo Web como Ferramenta na Construção do Projeto de Texto da Redação do Enem (2691)
Estrudantes Letícia Franc¸a de Andrade, Ana Leti´cia Estácio de Arau´jo, Je´ssyca Ellen Pereira Bezerra
Orientadora: Ana Cla´udia Do Nascimento Silva
Coorientadora: Cynthia Gabriella Cunha da Silva Soares
Escola Estadual Desembargador Felipe Guerra - Triunfo Potiguar (11ª DIREC)

Umbu Plastic: Plástico Biodegradável a partir do Umbu (Spondia Tuberosa) (2304)
Estudantes: Damilly Clainy da Silva, Maria Aparecida da Silva
Orientadora: Kecya Monique Lopes de Figueredo
Coorientadora: Nadia Maria da Silva
Escola Estadual João Manoel Pessoa - Itajá (11ª DIREC)

Desenvolvimento de Objetos Biodegradáveis através da Fibra do Coco (2243)
Estudantes: Sophia Magalhães Galvão, Pedro Lucas Arau´jo de Morais, Maria Eduarda Azevedo Araujo
Orientadora: Karla Raquel Mourão Campos da Rocha
Centro Estadual de Educação Profissional Prof. Francisco de Assis Pedrosa - Mossoró (12ª DIREC)

Sistema de Coleta e Armazenagem de A´gua daChuva a partir de Materiais de Baixo Custo: Uma Alternativa de Combate à Seca no Semia´rido Nordestino (1897)
Estudantes: Vito´ria Sabrina da Silva Leite
Orientador: Antonio Serginaldo de Oliveira Bezerra
Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel - Mossoró (12ª DIREC)