Rede estadual de Alagoas é destaque em premiação de feira da USP

Iniciação Científica

08.04.2020

A rede estadual de Alagoas foi premiada na edição 2020 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (USP). Os resultados foram divulgados neste final de semana no site da feira (www.febrace.org.br) e, na ocasião, a Escola Estadual Maria Avelina do Carmo, de Traipu, obteve segundo lugar na premiação da Marinha do Brasil, enquanto a Escola Estadual Humberto Mendes, de Palmeira dos Índios, foi o décimo projeto mais votado na categoria Voto Popular. Além disso, o estado ainda foi premiado com o segundo lugar do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Santana do Ipanema, na categoria  Ciências Sociais e teve a professora Islane Rafaelle Rodrigues, da Escola Sesi, entre os dez finalistas do Prêmio Professor Destaque.

Escola Humberto Mendes está em sua 13a participaçã na Febrace fotos José Demétrio 4

Este ano, em virtude da pandemia causada pelo Corona vírus, a feira, que aconteceria originalmente na USP no período de 17 a 20 de março, foi cancelada no seu formato presencial, sendo readaptada para o formato virtual, com os trabalhos sendo apresentados à distância pelos alunos.

Removedor de resíduos -  Vencedor da edição 2019 da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal), o projeto do barco removedor de resíduos da Escola Estadual Maria Avelina do Carmo foi o segundo lugar em Mentalidade Marítima, prêmio concedido pela Marinha do Brasil.

Projeto do barco da Escola Avelina do Carmo no Rio São Francisco em Traipu fotos Cortesia

“A ideia surgiu a partir do desejo de minimizar a poluição no Rio São Francisco, utilizando os conhecimentos da robótica para elaborar projeto de barco removedor de resíduos para retirar os lixos sólidos do rio, como plástico, garrafas, madeira, vidro, entre outros. Para nós, é uma alegria ver esse esforço reconhecido nacionalmente e agradecemos ao apoio de todos”, comemora Taciana Santos, professora que orientou os alunos Ronaldo Silva de Souza Júnior e Noberth Leonardo Farias Galvão na elaboração do projeto, que contou ainda com a co-orientação da professora Elisângela Antunes.

Professora Taciana ao lado dos alunos Noberth e Robert fotos Cortesia

A diretora Sandra Cecília Sena também celebra o resultado e agradece ao apoio recebido pelo projeto. “Esse resultado nos traz muita satisfação, pois sabemos do empenho de nossos estudantes e professores em buscar conhecimento. Agradecemos ao apoio de toda a comunidade escolar, 5ª Gerência Regional de Educação e Seduc”, frisa a gestora.

Linha sem lixo – Já a Escola Estadual Humberto Mendes foi a décima mais votada na categoria Voto Popular com o projeto Linha sem Lixo, onde se uniu à Prefeitura de Palmeira dos Índios e entidades da sociedade civil para evitar o descarte de lixo e revitalizar o entorno da linha férrea do município, que fica próxima à escola e incomodava pelo mau cheiro. Em setembro de 2019, a iniciativa promoveu o plantio de 30 mudas de ipês e craiberas no local.

“Esse resultado reflete a relevância desta ação para o nosso município, pois aquela área da linha férrea era muito comprometida pelo descarte inadequado de lixo, e, a partir da observação dos alunos, desenvolveu-se um trabalho de conscientização ambiental que envolveu toda a sociedade palmeirense. É a escola rompendo os muros e cumprindo seu papel social”, exalta o diretor André Galdino.

Escola Humberto Mendes promoveu rearborização com projeto linha sem lixo fotos José Demétrio 5

A professora Évila Canuto, orientadora do projeto, complementa. “Ficamos felizes com o resultado, foi uma ação que envolveu escola, prefeitura, moradores e entidades como Rotary Club, Ministério Público, OAB, Sindilojas, entre outros. Hoje, temos outra realidade na Rua Sebastião Ramos, a rua da Linha,  e toda a população de Palmeira ganhou com isso”, afirma Évila. O projeto foi apresentado pelos estudantes Sadrak Alves de Lima, Felippe Gutemberg e Robério Gomes Cysneiros, tendo ainda a professora Georgea Emery como co-orientadora.

Participação alagoana - Alagoas teve nove projetos selecionados para Febrace 2020. Além dos trabalhos do barco removedor e da linha sem lixo, foram expostos na feira os projetos “análise dos efeitos inseticidas a partir do louro visando o controle de baratas urbanas”, da Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa, de Arapiraca; “Deata – dispositivo de exame audiométrico tonal com arduíno”, da Escola Estadual Ana Lins, de São Miguel dos Campos; “viver vale a pena: ambiente digital interativo para jovens e adolescentes vítimas de depressão”, da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, de Lagoa da Canoa; “educação financeira como ferramenta de formação de cidadãos conscientes”, do Ifal Santana do Ipanema;  “desenvolvimento sustentável e empreendedorismo: a produção de biogás a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos”, da Escola Sesi/Senai Benedito Bentes, Maceió; “recicle – reaproveitamento de circuitos e componentes eletrônicos”, do Ifal Palmeira dos Índios e “reutilização de pneus na construção de pisos táteis”, da Escola Sesi Cambona, Maceió.

Vídeos – Confira abaixo os vídeos dos projetos alagoanos que foram destaque na Febrace:

“Barco removedor de resíduos”, da Escola Estadual Maria Avelina do Carmo, de Traipu - https://febrace.org.br/virtual/2020/ENG/5/

“Mudança de hábitos: por uma linha sem lixo”, da Escola Estadual Humberto Mendes, de Palmeira dos Índios - https://febrace.org.br/virtual/2020/SOC/108/

“Educação financeira como ferramenta de formação de cidadãos conscientes”, do Instituto Federal de Alagoas- Campus Santana do Ipanema - https://febrace.org.br/virtual/2020/SOC/109/