Rede estadual começa período de intensificação da aprendizagem aos estudante

Paraná

05.12.2022

Começou nesta semana e vai até o último dia letivo de 2022 o programa “Se Liga! É Tempo de Aprender Mais!”, focado na intensificação da aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino, tanto os que precisam de apoio para a superação das dificuldades de aprendizagem quanto aqueles que tiveram bom rendimento e podem aprender ainda mais.

Nesse período, as aulas são planejadas coletivamente, envolvendo professores, equipe pedagógica e direção, sendo posteriormente apresentadas ao Conselho Escolar, para análise e aprovação. Cabe a cada instituição de ensino planejar e desenvolver ações pedagógicas propositivas, pontuais e diversificadas, adequadas aos diferentes perfis dos estudantes.

“A gente tem dois objetivos fundamentais: o primeiro é a retomada dos conteúdos essenciais, fazendo aquela avaliação de como nosso estudante estava no início do ano letivo e como ele se encontra agora. O segundo é o aprofundamento do conhecimento daqueles estudantes que atingiram seus objetivos. Poder fazer com que eles aprendam cada vez mais, independentemente de já terem atingido sua média para aprovação”, frisa a chefe do Departamento de Acompanhamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), Eliana Provenci.

Para esse momento de intensificar a aprendizagem, os professores e equipe pedagógica devem selecionar metodologias pertinentes às habilidades a serem desenvolvidas nos componentes curriculares/áreas do conhecimento e podem explorar atividades mão na massa e novas estratégias de ensino, que oportunizem, ao mesmo tempo, a aprendizagem e a avaliação.

As atividades podem ser propostas no formato de trabalhos em grupo, atividades orais, seminários, projetos, avaliações escritas, oficinas, entre outras possibilidades, incluindo as plataformas digitais como a Redação e o Inglês Paraná.

A Seed-PR promoveu uma série de webinars no Canal do Professor dando orientações e exemplos de estratégias e ações práticas para serem desenvolvidas nesse período.