Rede estadual: alunos de Sergipe classificam-se para a final da Olímpiada Brasileira de Geografia

Sergipe

14.09.2022

Ao todo, na fase regional, equipes de quatro escolas estaduais foram premiadas com medalhas de prata e bronze

A equipe PCGeo, do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, localizado no bairro Bugio, em Aracaju, conquistou medalha de prata e foi classificada para a final da Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra (OBG), única escola da rede pública que avançou na competição. Na etapa regional, equipes de mais três escolas estaduais se destacaram e foram premiadas com medalhas de prata e bronze. Trata-se dos centros de excelência Nelson Rezende de Albuquerque, em Gararu; Governador Seixas Dória, em Nossa Senhora do Socorro; e Secretário Francisco Rosa Santos, em Aracaju.

O orientador da equipe finalista, professor Laércio Souza Santana Filho, falou do sentimento de ter vencido duas etapas e representar a rede pública de Sergipe na OBG. Segundo ele, esse resultado foi recebido com muito entusiasmo e surpresa entre os estudantes; isso porque é a primeira vez que a escola participa da competição. “É uma honra e ao mesmo tempo uma satisfação estar na final. Os alunos estão radiantes com tudo isso. Nós trabalhamos muito na perspectiva de alavancar a autoestima desses jovens porque eles são capazes, mas precisam de um empurrão, e é isso que a escola e toda a comunidade tem feito. Nós nos somamos nesse objetivo e agora estamos colhendo frutos”.

Depois de uma intensa imersão em temas como geopolítica, cartografia, além de assuntos como a cooperação entre países, a aluna Rizoleta Laysa dos Santos, do 2º ano do ensino médio, comemorou a vaga na final da OBG. “É um resultado muito significativo para nós da equipe. Gratificante demais saber que todo o nosso esforço valeu a pena. Nossa preparação e participação nesse processo não foram fáceis”, disse a jovem, que se preparou por meio de grupo de estudos, livros e jornais. “O mais interessante para mim foi conhecer sobre a geopolítica e os seus impactos. Foi uma experiência importante e que me ajudou muito a entender mais sobre esse contexto”, completou.

A equipe finalista do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa também é composta pelos alunos Maycon Allan, do 3º do ano do ensino médio, e Vitória Costa, do 9º ano do ensino fundamental. A grande final vai acontecer presencialmente em Campinas (SP), no Instituto de Geociências da Universidade de Campinas (Unicamp), entre os dias 25 e 27 de novembro de 2022. No dia 20 de setembro, às 19h, a coordenação da OBG vai realizar uma live com o objetivo de esclarecer todos os detalhes da terceira fase, que contará com atividades teóricas e práticas, incluindo Atividade de Campo e pré-seleção da equipe da iGeo 2023, a ser realizada em Bandung, Indonésia.

Equipes destaques

Mesmo não chegando à final, outras escolas da rede estadual deram um show na fase regional e garantiram medalhas de prata e bronze. São elas: o Centro de Excelência Secretário Francisco Rosa, situado no bairro Bugio, em Aracaju, com as equipes Equinócio e Tóquio (Prata); Saturno, Solstício e Aurora Boreal (Bronze); o Centro de Excelência Nelson Rezende de Albuquerque, localizado no povoado São Mateus da Palestina, em Gararu, foi destaque com as equipes Ab´Saber (Prata) e Oceania (Bronze);  e o Centro de Excelência em Educação Profissional Governador Seixas Dória, em Nossa Senhora do Socorro, que medalhou com a equipe Team Seixas Dória (Prata).

 

O professor Silvio Lima de Aragão, que orientou a equipe Oceania do Centro de Excelência Nelson Rezende de Albuquerque, destacou que o reconhecimento pela participação influencia outros estudantes a se interessarem pela competição. “Foi uma experiência muito boa porque os alunos puderam se aprofundar mais nos temas abordados, melhorando seu desempenho em sala de aula, e de certa forma, uma preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Então ficamos felizes com o esse resultado, que tem uma simbologia muito especial para a comunidade escolar formada, na sua maioria, por estudantes de povoados da região”.

 

 

Conheça as equipes medalhistas: https://bit.ly/3ROaVf6.