Rede de Clubes Paraná Faz Ciência recebe 470 propostas

Paraná

15.08.2024

A Rede de Clubes Paraná Faz Ciência recebeu 470 inscrições. As propostas para criação de clubes de ciências foram enviadas por escolas de Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Paraná. O prazo terminou na sexta-feira (9). A coordenação da criação dos Clubes é do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Paraná Faz Ciência (PRFC) e da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). A iniciativa tem o financiamento da Fundação Araucária (FA) em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Seed-PR.

 

Para o presidente da FA, Ramiro Wahrhaftig, a Rede de Clubes de Ciência será um marco no desenvolvimento do Estado nos próximos anos. “Nós não temos dúvidas de que a ciência e a tecnologia, juntamente com a formação de alto nível é um grande diferencial de um Estado e de uma nação. O estímulo aos jovens para que percorram a trajetória acadêmica de cientista é extremamente necessário. Os nossos 370 programas de pós-graduação stricto sensu deverão ter candidatos com entusiasmo para poder percorrer esta trajetória.”

 

O projeto-piloto da Rede Clubes Paraná Faz Ciência prevê a criação de 200 Clubes de Ciências, em 2024, com investimento de R$ 23,5 milhões da Fundação Araucária. Serão cerca de 100 escolas de tempo integral, em que o clube se integra à matriz curricular. As demais 100 escolas vão ser selecionadas entre as que adotam os clubes em contraturno.

 

Segundo o articulador do NAPI Paraná Faz Ciência e professor da Universidade Federal do Paraná, Rodrigo Reis, o edital recebeu propostas de 188 municípios de todos os 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE). “Esta enorme procura por inscrições demonstra o interesse dos professores e das escolas pela implementação de Clubes de Ciência. Temos agora o desafio de selecionar entre estas 470 as 200 propostas levando em conta a distribuição territorial por Núcleo Regional de Educação. E espero que essa rede possa realmente fazer a diferença no ensino de ciência e na formação de pesquisadores”, afirmou o Rodrigo Reis.

 

A próxima etapa da implementação do projeto é a seleção das escolas e dos docentes que vão executar os clubes de ciências. Trinta e três avaliadores vão participar desta tarefa, que é coordenada pelo Comitê Científico da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência. O resultado preliminar será divulgado no dia 20 de agosto, em edital a ser publicado no site do NAPI Paraná Faz Ciência e da Rede.  

 

“Essa é uma oportunidade singular de aproximar os estudantes da rede pública de ensino das universidades e, especialmente, da iniciação científica. Experiências como a Rede de Clubes Paraná faz Ciência têm um impacto significativo na vida dos estudantes, tanto no presente quanto no futuro, ampliando seu repertório e suas perspectivas”, destacou o diretor de Educação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Anderfábio Oliveira dos Santos.

 

A equipe da Rede de Clubes tem como meta implementar ações que ajudem a consolidar conceitos científicos tratados em sala de aula. O objetivo é contribuir com a formação pessoal e social dos estudantes, incentivando o protagonismo dos alunos assim como o aprimoramento das práticas docentes.

 

Serviço

Resultado preliminar da seleção: 20 de agosto

Contato: clubes@paranafazciencia.org

NAPI PRFC: https://paranafazciencia.uvpr.pr.gov.br/

Site da Rede: Clubes Paraná Faz Ciência

Fonte: Assessorias de Comunicação do NAPI Paraná Faz Ciência e da Fundação Araucária