Rede Conectando Boas Práticas divulga projetos vencedores

Pernambuco

05.11.2019

Professores da rede municipal e estadual participaram, na manhã desta terça-feira (5), do Seminário Conectando Boas Práticas, realizado na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, que fica no bairro da Madalena. Na solenidade foram apresentados os dez projetos vencedores, num universo de 133 inscritos. O evento é promovido pela rede Conectando Saberes, da Fundação Lemann, em parceria com prefeituras municipais da Região Metropolitana de Recife (RMR). Todos os projetos farão parte de um ebook, com previsão de lançamento até o final deste ano.

“Temos um grande objetivo na fundação que está atrelado em ajudar o Brasil a ser um país mais desenvolvido em vários aspectos. E para que este objetivo seja atingido é necessário que a gente fale de educação pública. Então nossos esforços são para conseguir apoiar e empoderar secretarias municipais e estaduais de educação, e, consequentemente, as escolas”, contou Carlos Uehara, coordenador de projetos da Fundação Lemann. 

A cerimônia realizada nesta manhã foi apenas uma das 60 que estavam acontecendo simultaneamente em outros polos pelo Brasil. Josinaldo Bernardo é coordenador do núcleo de Recife, além de ser professor alfabetizador da rede municipal de educação do município. ”Aqui estamos dando continuidade a uma rede colaborativa de aprendizagem, onde um professor fortalece o outro através de sua prática e ideias. Fazemos isso de forma regional, com a prática compartilhada na escola, e de forma ampliada quando partimos para todos os outros polos que também estão divulgando seus projetos”, explicou Josinaldo. 

Este ano uma curiosidade: os dez projetos vencedores foram inscritos por professoras. Uma delas é  Janaína Silva, da Escola Técnica Estadual (ETE) Governador Eduardo Campos, de São Lourenço da Mata. Ela é a idealizadora do projeto “Educada(MENTE): A meditação como ferramenta no processo de Ensino/Aprendizagem, que vem realizado há mais de um ano na unidade de ensino. “Gratidão. Esta é uma palavra que eu uso muito na sala de aula, e foi com ela que eu iniciei o projeto. Se estou aqui recebendo esta premiação é porque tive pessoas me apoiando e trabalhando todos os dias para oferecer o melhor”, contou a professora de química, que completou: “Eu dedico exclusivamente aos estudantes. Sem eles nada disso teria acontecido. Eles que dão cor, o brilho e vestem a camisa para que tudo dê certo”.

Conectando Boas Práticas Uma rede de professor para professor que pensa nos desafios da escola pública para que todas e todos tenham uma educação transformadora e de excelência. São mais de 600 profissionais espalhados em 60 núcleos pelas cinco regiões do país. O projeto acredita que dar visibilidade a essas práticas transformadoras é valorizar quem trabalha diariamente por uma educação melhor a todas e todos.