Escola da rede estadual do Amazonas é destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática

Amazonas

26.01.2022

A missão de formar cidadãos prontos para superar desafios e ganhar destaque, na caminhada que antecede a vida profissional, está entre as prioridades da Escola Estadual Tiradentes, na zona sul de Manaus, que integra a rede coordenada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Participante da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a unidade de ensino se destacou como a única escola premiada por alcançar a maior pontuação em cada um dos quinze grupos de aplicação da prova.

Além disso, dois alunos do 7º ano do Ensino Fundamental receberam premiações. Gabriel Rodrigues do Nascimento foi agraciado com medalha de bronze; enquanto Daniel Bezerra Oliveira recebeu Menção Honrosa pela participação na Olimpíada.

“Pedagogicamente nós reestruturamos os conteúdos, focando na aprendizagem dos alunos, uma aprendizagem significativa, aproximando os conteúdos da realidade dos alunos. O momento é de nos esforçarmos para recuperar a aprendizagem dos alunos em todas as áreas do conhecimento”, ressaltou Lúcio Vitor, gestor da escola.

Ele destaca que o estímulo à participação em competições faz com que tanto alunos quanto professores saiam da zona de conforto e se sintam motivados a superar desafios.

“Os alunos veem os resultados da escola na OBMEP e em outros eventos que participamos e isso gera não um espírito de competitividade, mas sim de estímulo para que o aluno possa desafiar seus limites e sua aprendizagem. Faz com que os alunos se sintam partícipes, se sintam pertencentes, com espírito de pertencimento de vestir a camisa e dizer que são alunos da nossa escola”, considerou Lúcio.

A Escola Estadual Tiradentes tinha, no ano letivo de 2021, 1.726 alunos matriculados nos turnos matutino, vespertino e noturno; entre Ensino Fundamental, Ensino Médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em busca do sonho – A paixão pela matemática começou cedo na vida do estudante Daniel Bezerra de Oliveira, 12, estreante na OBMEP e premiado com menção honrosa na competição.

“Eu comecei na matemática quando eu tinha uns 5 ou 6 anos. Minha mãe viu que eu era bom nesse ramo, ela me ajudava nas tarefas. Quando eu vi o resultado, que eu tinha ganhado a menção honrosa no site, fiquei muito chocado porque é a primeira vez que eu faço”, afirmou o aluno do 7º ano do Ensino Fundamental.

Daniel foi matriculado na Escola Estadual Tiradentes em 2021. Ao elogiar a metodologia aplicada na sala de aula, ele conta que já pensa na próxima edição da Olimpíada e que deve manter a matemática como aliada na vida profissional.

“A escola é boa, os professores também são ótimos, todos dedicados, eu gostei muito. A de matemática foi a melhor professora para mim, bacana, brincalhona, me ensinou bem. Ano que vem espero ganhar ouro. Para minha vida profissional, espero ser engenheiro, é uma profissão que utiliza muito a matemática, uma matéria que eu gosto”, detalhou o estudante.

Orgulhoso do filho e satisfeito com a escola, o pai de Daniel diz que já matriculou a filha mais nova na Escola Estadual Tiradentes para o ano letivo de 2022.

“Para nós é uma surpresa grande receber essa notícia, é um orgulho para o pai e para a família, muito prazeroso saber que o filho está com uma colocação boa e que ele apresenta um conhecimento pela matéria. Esse ano minha filha já começa, então vai ser o Daniel, que tem 12; e a Rebeca, que tem 11, e já vai começar a participar também aqui da escola”, celebrou o motorista Adalto Oliveira, 46.

Sobre a OBMEP – Realizada em duas etapas – em maio e setembro de 2021 – a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) premiou com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa os alunos com melhor desempenho na competição. Os estudantes da Secretaria de Estado de Educação e Desporto conquistaram 154 medalhas na edição de 2021.

O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação na terça-feira (18/01). Ao todo, foram 124 medalhas para alunos da capital e 30 para estudantes do interior do Amazonas. Além disso, 25 escolas foram premiadas.

FOTOS: Arthur Castro/Secom