Tocantins
01.09.2025A solenidade de premiação dos estudantes da Superintendência Regional de Educação (SRE), de Guaraí, medalhistas da 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), foi realizada na sexta-feira, 29, em Couto Magalhães. A OBMEP é a maior competição científica do país, reunindo anualmente mais de 18 milhões de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas.
Para a medalhista Maria Fernanda de Oliveira Milhomem, 16 anos, 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Archangela Milhomem, de Couto Magalhães, Bronze na Nacional e Ouro na Regional, é muito gratificante receber as medalhas, pela segunda vez. “Na primeira vez eu consegui ouro na Nacional e Regional, desta vez fiquei com bronze e ouro, mesmo assim é gratificante, pois subi de nível, estava no segundo e agora estou no terceiro. É muito bom receber essas medalhas, um orgulho para minha mãe, minha família e minha irmã”.
Já o professor da Escola de Campo Senador João Ribeiro, também de Couto Magalhães, Jariomar de Araújo Sobrinho, reforçou a importância da cerimônia de premiação ocorrer na sua unidade escolar e agradeceu a presença do coordenador da OBMEP no Tocantins e da equipe da SRE Guaraí. "Hoje entregamos a premiação dos alunos medalhistas do município. Foi uma satisfação receber este evento. E aos estudantes vencedores da 19ª OBMEP os nossos mais singelos parabéns. Também me senti honrado e feliz em receber o certificado de homenagem pela contribuição à formação matemática dos meus alunos e pelo desempenho deles na Olimpíada".
O professor Paulo Cléber Mendonça, docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e coordenador geral da OBMEP na Região TO-03, da qual faz parte a Regional de Guaraí. O professor oferece suporte a escolas na preparação e participação na olimpíada, fortalecendo o ensino da matemática e estimulando a participação dos estudantes. “Ressaltamos que tivemos a adesão de 100% das escolas do Estado do Tocantins, onde 98% dos alunos participaram. E este ano, que já teve a primeira etapa aplicada neste mês, também tivemos estes números”.
A superintendente da SRE Guaraí, Priscilla Arataque Lomazzi, participou da cerimônia e frisou que a matemática é desafiadora, mas que é esse desafio que a impulsiona a buscar soluções criativas. “Cada um de vocês que se destaca aqui representa a capacidade de superar obstáculos, e ao receberem estas medalhas, não estão apenas sendo premiados por um desempenho excepcional, mas também pelo comprometimento com o aprendizado. Também quero agradecer aos professores, que orientaram e inspiraram os alunos a chegar até aqui. Parabéns a todos! Estamos muito orgulhosos de cada um de vocês”.
Premiação
Estudantes do Tocantins têm sido reconhecidos com medalhas e menções honrosas na OBMEP, em diversas edições, como na 19ª edição, com premiações para alunos, escolas e professores. Os alunos receberam medalhas de ouro, prata, bronze, ou um certificado de menção honrosa, e escolas e professores receberam certificado de menção honrosa e de homenagem. Na etapa Regional Guaraí, os medalhistas foram:
Alanny Maria Cunha Ferreira, da Escola Estadual Arlinda Rosa, com as medalhas de bronze na Nacional e Prata na Regional;
João Vitor Cordeliquo de Aristeu, do Colégio Estadual Archangela Milhomem, com medalhas de bronze na Nacional e Ouro na Regional;
Maria Fernanda de Oliveira Milhomem, do Colégio Estadual Archangela Milhomem, com medalhas de bronze na Nacional e Ouro na Regional;
Vitória Jhiuliana da Silva Sanches, do Colégio Militar Dona Anaídes Brito Miranda, com a medalha de bronze e certificado de Menção Honrosa na Regional.
Também foram medalhistas os estudantes: Paulo Fernandes Santos Freitas, Diogo Veras Gomes e Warley da Costa Silva, da rede Municipal de Ensino de Couto Magalhães, da Escola de Campo Senador João Ribeiro.
As unidades escolares: Archangela Milhomem e Escola de Campo Senador João Ribeiro, receberam certificados de Menção Honrosa. Os professores Ranivan Mendes de Sousa e Jariomar de Araújo Sobrinho, certificados de homenagem pela contribuição à formação matemática de seus alunos e por seu desempenho na Olimpíada.
OBMEP
A olimpíada é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e visa estimular o estudo da Matemática. Com o objetivo de identificar e formar novos talentos na área, além de promover a reflexão sobre o ensino-aprendizagem da disciplina nas escolas públicas do Brasil.
Medalhistas da OBMEP têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece bolsas de estudo e fortalece o currículo dos estudantes.
O sucesso dos estudantes é resultado da dedicação dos alunos e do acompanhamento de professores de Matemática, que muitas vezes desenvolvem projetos de estudo e grupos para incentivar a participação na olimpíada.
Lenna Borges/Governo do Tocantins