“Receber esse apoio é uma ajuda a mais”, diz amapaense sobre sexta etapa do Kit Merenda

Kit Merenda em Casa

21.10.2020

Por Valdeí Balieiro 


O Governo do Amapá iniciou a sexta etapa de distribuição do Kit Merenda em Casa que atenderá mais de 120 mil alunos da rede pública estadual. Assim, os estudantes poderão continuar mantendo a alimentação escolar mesmo durante a suspensão das aulas devido à pandemia de covid-19.

Na escola do Novo Saber Colégio Amapaense, a distribuição acontece obedecendo medidas de prevenção ao coronavírus. Atualmente, essa unidade escolar conta com 300 alunos regularmente matriculados.

Pai de uma estudante do local, o motorista e Mauro Alex Almeida, 42 anos, considera que a realização de mais essa etapa vem para contribuir com a renda de sua família.

“É uma ajuda muito boa para nós, pais. Sabemos que nossos filhos precisam manter uma boa alimentação, então, nós garantimos o alimento diário, mas receber esse apoio é uma soma a mais”, comento Mauro.

De acordo com a diretora-adjunta do Colégio Amapaense, Ingrid Bastos, realizar mais essa entrega tem um valor gratificante.

“É gratificante realizar mais essa etapa do kit merenda. Quando o recurso é liberado, corremos atrás dos itens do kit, porque sabemos da importância desses alimentos na casa dos estudantes. Estamos conseguindo atingir quase 100% das entregas”, disse a gestora.

Assim como o Colégio Amapaense, a Escola Estadual Coaracy Nunes também está realizando a entrega dos kits. Nesta etapa, 441 alunos da escola serão beneficiados. Com filas controladas e obedecendo todas as normas de higiene e distanciamento entre as pessoas, os pais se identificam e, em seguida, recebem o kit.

A diarista, Kelly Furtado, 37 anos, tem dois filhos que estudam na Coaracy Nunes. Chefe de família, ela considera que a contribuição chegou em um momento importante e vai garantir mais alimentos na mesa.

“Eu só tenho a agradecer, porque, em uma época como essa, receber ajuda nos dá uma esperança. Assim, nossos filhos continuam os estudos em casa e bem alimentados”, concluiu Kelly.

Trabalhando há mais de 20 anos na escola Coaracy Nunes, a professora Rucilene Silva conta que durante as entregas, os pais são orientados a cuidarem da alimentação dos filhos e acompanhá-los nas tarefas escolares.

“É um momento difícil, e muitas famílias não têm condições o suficiente para manter uma boa alimentação de seus filhos. Durante as entregas, orientamos os pais para que cuidem da nutrição dos seus filhos e dos estudos dirigidos em casa”, afirmou Rucilene.


Como faço para receber o kit?

Diversas escolas iniciaram as entregas na última quarta-feira, 21, e os cronogramas de distribuição estão disponíveis no site da Secretaria de Educação. Para acessar, clique aqui.