Secretraia de Estado da Educação do ES
02.09.2019Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Lyra Ribeiro Santos, em Guarapari, as aulas de Geografia têm ganhado mais dinamismo por meio do uso da realidade virtual. Utilizando um par de lentes e materiais simples, como papelão, tecido e E.V.A., a ferramenta foi produzida com baixo custo pelos alunos, promovendo, assim, uma imersão nos espaços geográficos estudados.
A atividade foi desenvolvida com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, como a estudante Mary Edla. Ela destacou que as aulas se tornaram bem dinâmicas. “Com a realidade virtual, nós conseguimos visualizar os ambientes que precisamos estudar de uma maneira mais interativa, nos sentimos dentro desses lugares”.
Outra escola que também passou a utilizar a realidade virtual aumentada foi a EEEFM Saturnino Rangel Mauro, em Cariacica, por meio do projeto “La Caixa de Papel” [que tal linkarmos a matéria produzida anteriormente sobre o assunto nesta aqui?]. De forma adaptada ao celular, a inciativa “transporta” o aluno durante as aulas de História para lugares que antes eram vistos apenas nos livros em sala de aula. As duas iniciativas visam promover a inserção do estudante dentro do conceito estudado.