Rafaela Marques, estudante campeã mundial de boxe, retorna a Roraima

Roraima

25.05.2022

Por: Gabriel Cavalcante

Fotografia: SECOM/RR

 

Após nove dias de Gymnasiade, campeonato escolar mundial disputado na França, a estudante Rafaela Marques da Silva, de 17 anos, retornou para casa com muita alegria e orgulho por ter representado tão bem o Estado de Roraima, bem como o Brasil.

 

Na manhã desta quarta-feira, dia 25, a campeã mundial de boxe estudantil foi recebida pelos amigos e professores do CEM (Colégio Estadual Militarizado) Professora Maria dos Prazeres Mota, onde a jovem cursa a 3ª Série do Ensino Médio.

 

“Às vezes faltam palavras para descrever o que eu estou sentindo, mas os principais sentimentos são de orgulho e de dever cumprido, por ter realizado um bom trabalho”, disse, satisfeita, Rafaela.

 

Como forma de homenagem, a equipe escolar organizou para a atleta um desfile pelas principais ruas da Capital no caminhão do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, que foi acompanhada por professores, familiares e alunos do Colégio.

 

A COMPETIÇÃO

O Gymnasiade é a maior competição esportiva escolar do mundo, realizada pela Federação Internacional de Desporto Escolar. Nesta edição, o evento contou com a participação de 3.399 estudantes-atletas de 69 países, em 20 modalidades.

 

A delegação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar contou com 345 integrantes (atletas, técnicos, árbitros e equipe médica). Foi a maior delegação da competição com 230 estudantes atletas, de 22 estados competindo em 18 modalidades. Em Roraima, as competições contam com apoio da FEDERR (Federação Roraimense de Desporto Escolar).

 

Autoridades recepcionam aluna-atleta

A campeã também foi recebida no Palácio Senador Hélio Campos, pelo governador Antonio Denarium e pela primeira dama Simone Denarium. O governador parabenizou a atleta e reforçou o compromisso com o esporte escolar.

 

“É um título inédito para o esporte estudantil roraimense, então parabenizo à Rafaela e todos os profissionais envolvidos no trabalho em apoio ao esporte no Estado. O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Educação e Desporto e da Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social, está enviando centenas de alunos para participar de competições nacionais e internacionais, valorizando o esporte roraimense”, afirmou o governador.

 

Antes de embarcar para a França, a atleta Rafaela Marques conquistou medalha de bronze nos Jogos Sul-americanos da Juventude, em Rosário, na Argentina, junto da Seleção Brasileira de Boxe.

O pai da atleta e também boxeador, Ronaldo Silva, não escondeu a emoção em ver a filha campeã mundial.  “Minha filha em 15 dias, conquistou dois continentes. Ela treina desde os oito anos de idade comigo e recentemente foi treinar com a Seleção Brasileira de Boxe, onde ela pôde se aprimorar, até se consagrar campeã mundial”, disse Ronaldo.