Questionário aplicado pela Seduc revela expectativas dos estudantes sobre novo Ensino Médio

Novo Ensino Médio

10.10.2019

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) aplicou um questionário de escuta com mais de 45 mil alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio para conhecer o perfil dos estudantes e as expectativas deles em relação ao novo Ensino Médio. A implementação do novo modelo irá começar em Goiás no início do próximo ano.

Conforme a Lei nº 13.415/2017, a carga horária total dos três anos do Ensino Médio será ampliada de 2.400 para 3.000 horas, e a organização curricular, flexibilizada para incluir uma Base Nacional Curricular Comum (BNCC) (disciplinas obrigatórias) e os itinerários formativos (disciplinas optativas que o aluno vai escolher segundo seus interesses). Assim, deverão ser lecionadas 1.000 horas de aula anuais, em vez de 800 horas, distribuídas em 5 horas diárias para as escolas de período parcial.

Mercado de trabalho

Entre os principais motivos de os alunos cursarem o Ensino Médio, se destacam o desejo de ingressar na faculdade e ter um bom emprego futuramente. Segundo a gerente de Ensino Médio da Seduc, Itatiara Teles de Almeida, o programa do novo Ensino Médio vai ao encontro dessas expectativas, uma vez que prevê o desenvolvimento de um projeto de vida, para que o adolescente conheça suas próprias habilidades e faça um plano para sua trajetória acadêmica e profissional.

Além disso, a possibilidade de o aluno escolher algumas disciplinas que irá cursar, de acordo com seu perfil e aspirações, pode prepará-lo melhor para o futuro. “Agora todas as nossas escolas, a partir de 2020, terão o componente curricular Projeto de Vida, que tem como objetivo principal dar ao estudante subsídios para pensar nas suas escolhas, no mundo do trabalho, na sua profissão”, relatou Itatiara de Almeida.

Segundo o questionário, 88% dos estudantes têm interesse em destinar um tempo específico das aulas para o Projeto de Vida. “Além do Projeto de Vida, a legislação determina que as redes ofertem as disciplinas eletivas. Nós vamos fazer um cardápio de eletivas, encaminhar para as escolas para fornecê-las aos estudantes, dentro desta visão de preparar o jovem para prosseguir os estudos e escolher a sua profissão”.