Quatro projetos de alunos tocantinenses são pré-selecionados no Parlamento Jovem Brasileiro

Tocantins

02.07.2019

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

Projetos de quatro alunos da rede estadual de ensino do Tocantins foram pré-selecionados pela Câmara dos Deputadospara o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), edição 2019, para participarem de uma jornada parlamentar que será realizada no período de 23 a 27 de setembro, em Brasília (DF). O resultado final com o nome dos participantes será divulgado no dia 6 de agosto.

Os alunos tocantinenses que foram pré-selecionados são: Aldemir dos Santos Dias, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires França, de Arraias; Lucas Gloria Lopes, do Colégio Estadual Rio do Sono, localizado na cidade de Rio do Sono. De Gurupi, foram selecionados dois alunos, Débora Pires Costa, da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, e Sabrina Freitas dos Santos, do Centro de Ensino Médio Bom Jesus.

Aldemir está concorrendo com o projeto de lei que cria o Programa Nacional de Educação Profissional das Populações Campesinas (PNEPCAMP), que oportunizará aos alunos que residem no campo e têm dificuldades de frequentarem o ensino regular uma educação de qualidade. Aldemir acredita numa educação diferenciada para as crianças e jovens que estão no campo.

A estudante Débora aposta num projeto de consciência ambiental que, segundo ela, deverá ser adotado por todas as escolas públicas brasileiras. O projeto consta na instalação de caixas de água para a captação da água das chuvas para serem utilizadas na limpeza da unidade escolar e na revitalização dos jardins.

O estudante Lucas propõe que as emendas parlamentares dos deputados federais tenham uma cota de 25% destinadas à conclusão de obras que foram iniciadas e, por algum motivo, não foram concluídas. Para ele, é importante concluir as obras públicas que estão paralisadas no País.

Sabrina elaborou uma proposta que garante que os candidatos a algum concurso público, cuja idade esteja quase no limite determinado pelo edital, permaneça no concurso, nos casos em que houver prorrogação do prazo de validade.

O Tocantins registrou 30 inscritos no Parlamento Jovem Brasileiro e, conforme o número de deputados estaduais, no caso, oito, terá direito a apenas um aluno representando o Estado, de um total de 78 que serão selecionados pela Câmara dos Deputados. A escolha dos quatro pré-selecionados foi elaborada conforme critérios determinados pela Comissão Organizadora da Câmara dos Deputados.

Marizan Di Carvalho, chefe da Unidade Técnica Executiva de Programas e Projetos da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), ressaltou a qualidade dos trabalhos apresentados. “Esses projetos sugeridos pelos alunos mostram a capacidade que esses estudantes têm para exercer o protagonismo juvenil e propor políticas públicas de melhoria para os diversos setores do nosso país”, explicou.