Quatro pernambucanos são convocados para a Seleção Brasileira de Atletismo

esportes

14.05.2021

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou, nesta quinta-feira (13), a lista com os convocados para compor a Seleção Brasileira de Atletismo. Entre os nomes, quatro atletas pernambucanos: Érica Sena (marcha atlética), Keila Costa (salto triplo), Fernando Balotelli (decatlo) e Sarah Freitas (salto em altura). Os competidores participarão do 52º Campeonato Sul-Americano de Atletismo Adulto, entre os dias 29 e 31 de maio, na cidade de Guayaquil, no Equador. Lá, Keila, Fernando e Sarah irão em busca do índice para se classificar para os Jogos Olímpicos de Tóquio, realizados entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. Principal marchadora brasileira, Érica Sena, que faz parte do programa Time PE, está classificada para as Olimpíadas desde junho de 2019, quando alcançou a marca de 1h27min35s no Grande Prêmio La Coruña, na Espanha. 

Convocado pela primeira vez, o pernambucano Fernando Ferreira, conhecido como ‘Balotelli’, está confiante para o desafio. “É uma convocação muito sonhada, que eu espero há muito tempo. São sete anos que venho tentando compor a delegação da Seleção Brasileira, então a expectativa é muito boa. A gente vem trabalhando muito para isso e quero chegar lá para fazer uma boa competição. A meta principal é o índice olímpico, mas o primeiro degrau é bater a barreira dos 8 mil pontos. Quero chegar no Sul-Americano para fazer a melhor marca da minha vida. Estou treinando para isso”, confirmou o pesqueirense, que é contemplado pelo programa Bolsa Atleta Pernambuco, assim como Sarah Freitas. 

A veterana do grupo é Keila Costa. De volta a Pernambuco desde o ano passado e realizando seus treinamentos no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, a saltadora garante que a chama para completar mais um ciclo olímpico foi reacendida. “Tudo aconteceu sem eu esperar muito. Quando cheguei em Pernambuco, continuei treinando porque eu gosto mesmo, mas nem fazia saltos. Daí surgiu um convite do presidente da Federação Pernambucana de Atletismo para competir o Norte/Nordeste. Na minha cabeça era para ser só uma competição para tentar ajudar Pernambuco. Mas não parou, e aí veio um convite para o GP, depois Troféu Brasil e agora um Sul-Americano. Se ainda existir 1% de chance, eu vou tentar até a última competição. Estou muito feliz, fazendo o que eu gosto e ainda com possibilidade de ir para a minha quinta Olimpíada. Vou poder incentivar ainda mais as crianças de Abreu e Lima”, comemorou Keila, que atualmente é secretária de Esportes da cidade, localizada na Região Metropolitana do Recife. 

Vale reforçar que Pernambuco tem se destacado no cenário Regional e Nacional do atletismo. Em 2020, o Estado foi o primeiro colocado no Norte/Nordeste da modalidade e vice-campeão do Campeonato  Brasileiro Sub-23, sendo ainda um dos destaques do Troféu Brasil.