Alagoas
02.10.2019Texto de Manuella Nobre
No período de 21 de outubro a 1º de novembro, as escolas públicas e privadas de todo o Brasil participarão da aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, o qual visa avaliar a qualidade do ensino brasileiro e serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em Alagoas, o Programa Escola 10 mobiliza toda a rede pública para a melhoria dos índices educacionais do estado em diversas ações. Uma destas iniciativas será o Dia D – Aulão Prova SAEB, que acontece próximo sábado (dia 05) em 13 escolas estaduais da Região Sul- área compreendida pela 2ªGerência Regional de Educação (Gere) e que contará com a participação de cerca de quatro mil estudantes.
Todos os municípios ligados à 2ª Gere estão confirmados no evento, que inicia simultaneamente às 9h nas 14 escolas que compõem a regional. “O objetivo é promover um aulão com todas as dicas para prova, com simulação das questões das provas e ainda um espaço para os alunos tirarem suas dúvidas”, esclarece Mariane Rocha, gerente da 2ª Gere.
Ainda segundo a gerente, foi realizado um intercâmbio entre professores de Língua Portuguesa e Matemática, de forma voluntária, para mediarem os aulões. O público-alvo é composto por alunos de todas as turmas da terceira série do ensino médio."Temos dois grupos de trabalho na Gere, um de Língua Portuguesa e outro de Matemática, os quais se reúnem mensalmente para desenvolver estratégias para trabalhar os descritores em sala de aula. Os gestores, articuladores de ensino e coordenadores pedagógicos também participam de formações mensais na Gere organizadaspor nossos núcleos para a melhoria da Proficiência e Fluxo. Estes mesmos núcleos também realizam visitas às unidades de ensino para apoiar o trabalho pedagógico", informa.
Mariane conta que a meta pactuada para a 2a Gere no Ideb 2019 é de 5.9 e que a união entre Estado e Municípios para a melhoria dos índices educacionais é fundamental. “O sucesso no Ideb é consequência de um trabalho realizado com perseverança e a parceria com as Secretarias Municipais de Educação é essencial, pois somos uma só rede e quem sai ganhando com esta cooperação são os nossos alunos. Escola 10 provou para o Brasil que nossos Escolas são 10, nossos professores são 10, nossos alunos são 10, nossos técnicos são 10, somos todos 10”, destaca Mariane.
Onde acontece – O aulão será realizado neste sábado (05) a partir das 9h nas escolas estaduais Ana Lins, Tarcísio Soares e Edleuza Oliveira (São Miguel dos Campos); Rui Barbosa (Anadia); Lima Castro, Djalma Barros e Inácio de Carvalho (Coruripe); Misael Gonçalves (Barra de São Miguel); Josefa Cavalcante Suruagy (Boca da Mata); Dom Constantino Luers e Dorgival Gonçalves (Campo Alegre, ambas em um evento unificado); Padre Aurélio Gois (Junqueiro); José Aprígio Vilela (EJAV)e Pedro Joaquim de Jesus (Teotônio Vilela).
O evento também ocorre nas extensões Roteiro e Jequiá da Praia das escolas estaduais Tarcísio Soares e Djalma Barros.