Alternativas
16.07.2020Manter os alunos com uma rotina básica de estudos tem sido um grande desafio para as escolas da rede estadual de ensino desde a suspensão das aulas presenciais, em 18 de março, em decorrência da Covid-19. Quatro meses depois diretores, professores e alunos avaliam as diversas alternativas encontradas para amenizar o efeito da pandemia na educação pública estadual.
A garantia da alimentação escolar da formação de professores em cursos ministrados a distância e as estratégias pedagógicas desenvolvidas neste período compõem o movimento Todos em Casa pela Educação, criado pela Seduc para garantir ao aluno o direito mínimo à aprendizagem mesmo no isolamento social.
O uso da tecnologia e da criatividade têm sido o principal desafio para a maioria dos profissionais da educação na busca pela aproximação com os alunos. Segundo a secretária de estado de educação, Elieth de Fátima Braga, o movimento foi a forma encontrada para dar continuidade ao processo de aprendizagem do alunado, pautado na utilização de ferramentas digitais e atividades off line. “Visando dinamizar o trabalho pedagógico do corpo docente, a Seduc proporcionou vários cursos de formação, entre eles o curso de utilização de ferramentas digitais em sala de aula, além de tantas outras iniciativas. Com isso, reiteramos o compromisso do governo do Estado de ofertar a todos a qualidade na educação, independentemente do momento que estamos vivendo”, afirma.
A primeira ação do movimento foi a transmissão das videoaulas pela TV Cultura, uma opção aos estudantes e um desafio aos professores que tiveram de se reinventar com o auxílio da tecnologia. “É emocionante atuar nesse projeto, o governo democratizou o acesso, possibilitando aula de qualidade, inclusive a alunos das áreas mais distantes. Sou de uma área rural, em Óbidos, e sei o quanto é difícil levar educação para essas regiões”, diz o professor de Biologia, Clebis Sombra, um dos muitos professores que aceitaram compor a equipe que transmite as videoaulas pelos estúdios do SEI (Sistema Educacional Interativo) desde o dia 30 de março.
Para Casa e SeduCast
As videoaulas são auxiliadas pelo “Para Casa”, link acessado no site da Seduc com as atividades semanais para alunos a partir do 4º ano do ensino fundamental. Outra ferramenta criada, o Seducast Pará, já alcançou a marca de 1.639 acessos. A maioria (60%) dos ouvintes acessa a ferramenta pelo app Spotify. Os áudios contêm atividades pedagógicas que permitem a atualização do conhecimento do aluno e discussão sobre temas variados.
A preparação de Isis para fazer a prova do Enem 2020 ganhou uma ajuda com as ferramentas do Todos em Casa Pela Educação. Além do Para Casa e do SeduCast, os candidatos a uma vaga no ensino superior passaram a contar com o Enem Pará. A plataforma online criada pela Sectet (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica) dispõe de mais de 1.000 videoaulas gravadas. As aulas ao vivo são ministradas diariamente pelos professores da Seduc.
Compêndios e Atividades estruturantes
Garantir a aprendizagem de forma remota e sabendo que nem todos os alunos têm acesso à internet a Seduc passou a disponibilizar cadernos de atividades estruturantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, compêndios de atividades para crianças em processo de alfabetização (1º ao 3º ano) e cadernos de atividades (4º e 5º anos). As equipes técnicas da Seduc e das escolas produzem o material e repassam aos alunos para serem trabalhados tanto de forma online quanto física. Com a ajuda dos professores e das famílias, as atividades pedagógicas são entregues aos alunos e depois devolvidas para avaliação da aprendizagem.
Após fazer a retirada dos cadernos na escola, os alunos com a ajuda de um familiar e sob a orientação do professor por aplicativo de mensagem, praticam a leitura e desenvolvem as atividades. Os alunos resolvem o gabarito e devolvem aos professores, que fazem a correção e retornam para os alunos.