Quatro estudantes da rede estadual concorrem para representar Alagoas no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB)

Alagoas

26.10.2023

Quatro estudantes da rede estadual concorrem para representar Alagoas na etapa nacional do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Com o tema “A educação que queremos”, o projeto visa estimular estudantes do ensino médio a participarem ativamente do sistema político, propiciando a 27 jovens discutir temas de seu interesse na Câmara dos Deputados, em Brasília, bem como aprender um pouco mais sobre política e democracia. A votação já está aberta e o internauta pode votar em um dos quatro representantes alagoanos na página https://evc.camara.leg.br/votacao-pjb-alagoas-al/ até o dia 10 de novembro.

Em Alagoas estão concorrendo os estudantes Gabriel dos Santos Silva, da Escola Estadual Professora Maria Antônia de Oliveira, de Matriz de Camaragibe; Milena Santos, da Escola Estadual Professor Ernani Méro, de Penedo; Adriele Milagres Melo da Trindade e Ranikele Ferreira da Silva, ambas da Escola Estadual José Aprígio Brandão Vilela, de Teotônio Vilela.

 

O internauta poderá votar em apenas um dos candidatos e escolher o discurso que mais lhe representa. Os quatro discursos estão disponíveis em vídeos no site https://evc.camara.leg.br/votacao-pjb-alagoas-al/.

Cidadania

Antes de chegar a esta nova etapa, os finalistas já passaram pela fase estadual e foram selecionados entre outros 40 estudantes de Alagoas, após um processo de seleção realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Foram aprovadas as melhores respostas à pergunta “O que é importante transformar na educação”.

“A grande importância desse projeto é fazer com que aconteça o protagonismo juvenil dos nossos estudantes. Eles participam diretamente das decisões da Câmara, propõem soluções e conseguem visualizar quais são os problemas do seu bairro e da sua cidade. O principal objetivo é que eles tenham essa vivência cidadã e consigam participar ativamente das decisões das propostas”, explica o gerente especial de Execução de Programas e Projetos da Seduc, Leandro Lima.

 

 

O resultado final da seleção estará disponível no dia 14 de novembro. A Câmara dos Deputados arcará com os custos das despesas de estudantes e professores finalistas. A participação no PJB impulsiona uma aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. A etapa nacional do programa acontece de 5 a 7 de dezembro, em Brasília, com atividades na Câmara dos Deputados.

Ana Cecília Oliveira, sob supervisão / Ascom Seduc