Quadro Dia de Papear promove conscientização sobre os cuidados com o Meio Ambiente

Piaui

06.06.2023

A preservação do Meio Ambiente foi discutida na manhã dessa terça-feira (06), no quadro Dia de Papear, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para estudantes, professores, gestores e demais profissionais de educação. Transmitido pelo Canal Educação, o bate-papo abordou as temáticas de ações globais, meio ambiente, consumo e produções responsáveis.

O quadro foi mediado pela psicóloga do Clima Escolar e Mediação de Conflitos da Seduc, Tamires Honório, e contou como convidado o biólogo, técnico em Agropecuária e professor de Biologia, Fernando Damásio, que compartilhou seus conhecimentos sobre o Meio Ambiente e agricultura, alertando sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a degradação do planeta e a importância do reaproveitamento dos resíduos, trazendo a reflexão sobre a conscientização e preservação do meio ambiente.

Para Fernando Damásio, ao mesmo tempo que a agricultura é um dos setores que garantem alimentos para todas as pessoas, ela também se torna uma das principais responsáveis por degradar o meio ambiente pela utilização de práticas não sustentáveis. “Nós precisamos encontrar formas de trabalhar de maneira que possamos preservar e até regenerar o meio ambiente, recuperando áreas degradadas. Nós temos que entender que não existe jogar fora. Onde você jogar, estará jogando no planeta. Se eu utilizo as coisas de forma responsável, então eu reutilizo quantas vezes eu precisar. Se eu me preocupo em reutilizar os materiais, uma garrafa que um dia foi de refrigerante, serve depois para ser uma garrafa de água na geladeira, depois a garrafa pet pode ser cortada e se tornar uma vassoura e assim sucessivamente. Quando eu reutilizo os materiais, eu estou evitando o descarte desse resíduo que vai encher lá nos lixões”, detalha.

No bate-papo foi reforçada a importância de discutir a Educação Ambiental e o aproveitamento dos resíduos no âmbito escolar. “A educação começa sempre na escola. Trabalhar com as crianças, adolescentes e jovens é fundamental. A grande dificuldade da população adulta em entender as temáticas de meio ambiente se dá pelo fato de ser uma temática que não é muito abordada atualmente. Então, é na escola que precisamos conversar sobre esses assuntos, é na escola que nós temos que mostrar o destino correto dos resíduos. Essas ações são fundamentais para que nós possamos mudar a mentalidade das pessoas e conscientizá-las. Se as pessoas não fizerem a sua parte, de nada vai adiantar. Nós fazemos parte de um ecossistema e precisamos respeitar isso e passar a agir diferente”, alerta o professor Fernando Damásio.

O quadro Dia de Papear faz parte do Projeto “Estudar Pode Ser Leve”, que tem trazido uma série de bate-papos com profissionais abordando diversos assuntos, desde temas, como: acolhimento e inclusão social, violência contra a mulher e empoderamento, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, saúde mental, dentre outros
.