Publicação apresenta cenários para a educação em 2032

Parcerias

15.10.2015

Como será a educação brasileira nos próximos 17 anos? O que deve ser feito para construir o futuro que desejamos? Em um contexto de pós-aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação), diferentes profissionais ligados à educação se reuniram para criar um documento reflexivo que apresenta Cenários Transformadores para a Educação Básica no Brasil.

Sem a pretensão de trazer previsões ou expressar desejos, o documento mostra quatro possíveis caminhos para a educação em 2032, ano que marca o centenário do manifesto dos pioneiros da educação nova.

Para a construção dos cenários, foram ouvidos 71 representantes de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, governos, formadores de opinião, organizações internacionais, institutos e fundações empresariais, sindicatos, professores, gestores, pais, estudantes e acadêmicos. Também foram realizadas três oficinas presenciais com a participação de 40 pessoas que dialogaram com o material produzido a partir das entrevistas.

Concretização dos cenários

Christel Scholten, do Reos, explica que o documento pode servir como ferramenta para “a reflexão e planejamento para mostrar quando um estado, secretaria, organização ou outro ator está seguindo para uma determinada direção. Isso pode ajudar a pensarem sobre ações e decisões que estão tomando hoje”,

Convite para discussão

Sem a pretensão de apresentar respostas ou indicar um cenário ideal, o documento traz a proposta de que as pessoas reflitam sobre os cenários e organizem rodas de conversa. O material completo está disponível no site: http://cenarioseducacao2032.org.br/.

Com informações do Porvir e da Cenários Educação 2032