Sergipe
17.08.2023Os profissionais se apresentarão, a partir desta quinta-feira, 17, nas diretorias regionais de educação. São grandes as expectativas para iniciar os trabalhos e fortalecer a assistência psicossocial
Foram 15 dias de imersão, conhecimento, palestras, orientações sobre o funcionamento da Rede Estadual de Educação. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) finalizou nesta quarta-feira, 16, a primeira turma do curso de formação do Programa Acolher com os profissionais (psicólogos e assistentes sociais) que iniciarão as atividades a partir da segunda-feira, 21, nas unidades de ensino.
O secretário de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe, Zezinho Sobral, explica que os 62 profissionais que integraram essa primeira turma de formação já se apresentarão a partir desta quinta-feira, 17, nas diretorias regionais de educação (DREs).
"As expectativas são muito positivas. Os profissionais estão preparados para garantir e fortalecer a assistência psicossocial coletiva nas nossas unidades, somando esforços com a comunidade escolar, apresentando soluções que são necessárias. Após o cumprimento de todas as etapas, entre elas o processo seletivo, posse e curso de formação de suas semanas, ficamos felizes em ver o Acolher sendo, definitivamente, efetivado com a ida dos profissionais para as Diretorias Regionais distribuídas no interior e a Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). Foram duas semanas de muito conhecimento e enriquecimento profissional, onde eles se aprofundaram sobre toda a essência das nossas escolas e as políticas públicas de atenção psicossocial", destacou o gestor.
"O time de psicólogos e assistentes sociais chega para fazer a diferença na vida de inúmeros alunos, docentes, demais funcionários e familiares, e vem fortalecer as ações de educação inclusiva nas escolas da Rede Estadual de Ensino. O Acolher é uma realidade e atende aos anseios das comunidades escolares. O Acolher é um programa de governo e tem como foco promover a assistência coletiva tanto nas escolas da rede estadual quanto nas diretorias regionais de educação. Vem para desenvolver iniciativas que promovam avanços das condições de trabalho dos profissionais da educação, fomentando e planejando junto à escola a construção de valores e soluções que colaborem positivamente com o bem-estar, o rendimento escolar e a integração com a sociedade. É o maior e mais completo programa presencial de psicólogos e assistentes sociais nas escolas sergipanas, atendendo aos anseios de professores, alunos, pais de alunos e de toda a comunidade escolar", complementou.
De acordo com a gestora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, no curso de formação foram discutidas diversas temáticas que têm relação com as atividades que eles irão desenvolver nas diretorias de educação. “Esse curso foi primordial para que os profissionais tivessem conhecimento do ambiente onde atuarão, os pressupostos do programa e todo o planejamento que será executado para garantir a assistência psicossocial em Sergipe, a partir do material institucional que foi cuidadosamente elaborado para o programa”, destacou Eliane.
A palestrante nesse último dia, a professora Nadja Tavares Bispo Reis falou sobre a comunicação não violenta nas perspectivas das escolas. “É uma ferramenta que traz todas as possibilidades para que a cultura da não violência seja realmente um fator potencializador nas nossas escolas. Outro detalhe é a apresentação da simbologia da comunicação não violenta que são a girafinha, representando o lado bom, e, o lobo, representando o lado ruim. O propósito é que a gente ofereça o melhor da gente como seres humanos como profissionais, e é preciso que a gente alimente a nossa girafinha e não o nosso lobo, embora ambos morem dentro da gente”, comentou.
Profissionais capacitados
Segundo a assistente social Franciele Santana, o curso foi muito importante para o acolhimento dos profissionais que vão atuar no Programa Acolher. "Além disso, essa experiência serviu para que a gente entendesse um pouco da realidade que nos espera nas escolas e as expectativas que são colocadas em relação a nossa prática profissional", disse.
A psicóloga Andrea Fontes Silva Macedo fala das contribuições que vai levar depois do curso de formação. “Eu cheguei com um pensamento e estou saindo com outro. As expectativas são totalmente positivas de que podemos muito mais. Além disso, a partir das palestras, dos professores, materiais disponibilizados e dos relatos das experiências de cada um deles que levaram até nós, o meu conhecimento com certeza não é igual ao de quinze dias atrás. Porque eu sei que eu posso fazer muito mais por nossas crianças e adolescentes da rede estadual. A formação deu oportunidade para atualizar sobre temas que serão vivenciados nas escolas”, diz.
Curso de Formação
Iniciado no dia 2 de agosto, o curso foi ofertado em 10 módulos, em um período de 15 dias, tendo diversos pesquisadores, professores e especialistas em assuntos que são apresentados nas escolas públicas estaduais. Devido a algumas desistências, a Seduc fará a segunda chamada de convocação dos aprovados no programa para que sejam integrados todos os 95 profissionais previstos no edital. Dessa forma, o Departamento de Apoio ao Sistema Educacional iniciará mais uma turma de formação do Acolher, que será iniciada a partir dessa segunda-feira, 21.
O Acolher é um programa de Governo cujo foco são demandas psicossociais presentes no cotidiano escolar, visando contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes e profissionais. O programa também nasceu para desenvolver iniciativas que promovam avanços das condições de trabalho dos profissionais de educação. A Lei Federal n° 13.935, de 11 de dezembro de 2019, dispôs sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica em todo o Brasil, estabelecendo que "as redes públicas contarão com serviços de psicologia e de serviço social para atender as necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais". A lei nacional estabelece ainda que as equipes multiprofissionais desenvolvam ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, com a participação da comunidade escolar, atuando na mediação das relações sociais e institucionais. Além disso, orienta que o trabalho da equipe multiprofissional deverá considerar o projeto pedagógico da rede pública de educação nos estabelecimentos de ensino.
Em 2022, com o retorno das aulas de forma presencial, a Seduc passou a receber relatos de episódios que evidenciam a necessidade de construção de um ambiente escolar que tenha como elemento central o acolhimento, o apoio e a elaboração de práticas que favoreçam a saúde mental da comunidade escolar e, por consequência, o ensino-aprendizagem, com a contribuição de profissionais especializados.
Através do Programa Acolher, a Seduc instituirá em cada Diretoria de Educação uma Equipe de Apoio Psicossocial Escolar, de caráter multidisciplinar, a ser composta por psicólogos e assistentes sociais, que devem atuar com a finalidade de oferecer suporte na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem em todas as escolas da rede pública estadual de ensino.
O trabalho será coordenado por uma Equipe Central de Apoio Psicossocial da Seduc Sergipe, envolvendo os departamentos DASE e DRH. A contratação dos 95 profissionais ocorreu através Processo Seletivo Simplificado, seguindo regras, prazos e transparência. O Acolher foi debatido com os Conselhos de Psicologia e de Serviço Social do Estado de Sergipe.