Provas do Saeb devem ser realizadas por cerca 150 mil alunos no RN

Rio Grande do Norte

23.10.2019

Estudantes das redes pública e privada de ensino de todo país realizam, até o dia 1º de novembro, as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), exame nacional cujo objetivo é diagnosticar a educação básica brasileira por meio de uma avaliação de rendimento educacional. No Rio Grande do Norte, estima-se que cerca de 560 escolas da rede estadual de ensino estarão participando da avaliação. Somando-se as estimativas de alunos das redes estadual e municipais que devem realizar as provas, 150 mil alunos serão alcançados pela avaliação.

Destinado a alunos 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e turmas da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio, a avaliação é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e aplicada a cada dois anos. Seu resultado, associado as taxas apuradas pelo Censo Escolar, compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que, por sua vez, trata-se do principal indicador de qualidade da educação pública no Brasil. 

Este ano, no estado potiguar, cerca de 50 mil estudantes da rede estadual prestarão a prova. Além desse número, estima-se que 100 mil alunos das redes municipais de ensino do RN também realizarão o exame. 

De acordo com o subcoordenador de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), Afonso Gomes, o exame faz parte da política de avaliação da educação básica brasileira, e avalia conhecimentos e habilidades dos estudantes ao final de cada etapa de ensino. 

“Esse exame é muito importante pois, com base nas evidências demonstradas nos resultados, o poder público tem parâmetros confiáveis para orientar políticas de formação dos professores, de investimentos em infraestrutura, entre outras. Além disso, os resultados das avaliações também nos permitem verificar se as metas do Plano Nacional e do Plano Estadual de Educação estão sendo cumpridas, para se tomar medidas necessárias”, aponta o subcoordenador. 

Sobre a avaliação 

Composta por teste cognitivos e questionários que tangem as matérias de Português e Matemática a prova do Saeb traz, este ano, a novidade que será o formato amostral voltado para as disciplinas de Ciências da Natureza e Humanas, bem como a avalição contextual, por meio da qual o exame visa analisar o contexto socioeconômico dos alunos a fim de compreender o desempenho destes no teste. 

Além dessas novidades, este ano também farão a prova alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das redes públicas.  Nesse caso, a prova será aplicada em formato amostral referente as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, em dois dias de aplicação.