Protagonistas e professores de PCS da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho realizam almoço cultural ao som de acústico MPB

Mato Grosso do Sul

27.03.2023

Música Popular Brasileira foi o ritmo do almoço desta sexta-feira, 24 de março, na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta Ensino em tempo Integral, no município de Corumbá. O evento foi organizado pelos estudantes JGP, em parceria com os profissionais do projeto PCS (Práticas de Convivência e Socialização).

A sexta-feira cultural surgiu de uma conversa entre os estudantes e os professores que integram a Prática de Convivência e Socialização, atividade que auxilia o direcionamento dos estudantes durante o período de almoço, descanso e higienização.

“O projeto de Prática de Socialização propicia ao estudante um ambiente de acolhimento, de protagonismo e de convivência harmonia entre a equipe pedagógica, administrativa e estudantes. O almoço é onde todos se encontram", explicou a professora Roseli Arevalo, que faz parte do PCS.

Sexta cultural

O projeto de Práticas de Convivência e Socialização, que se trata de uma atividade voltada para a promoção de iniciativas de convivência educativa, orientadas por um professor responsável, em momentos destinados ao intervalo para o almoço e higienização dos estudantes.

Os estudantes Gustavo Henrique de Oliveira Cunha e Guilherme Mendes Varanis, do Ensino Médio e de Amanda Pinho de Lima, do Ensino Fundamental, deram a largada na sexta-feira cultural, cantando e tocando músicas da MPB. Em parceria com o Professor Marco Antônio Vilalva Rodrigues, de Prática de Convivência, o grupo ensaiou durante a semana e decidiu convidar a diretora Érica Oliveira para “soltar a voz” neste encontro musical.

“A sexta-feira cultural trará leveza ao nosso almoço na Escola da Autoria JGP. Temos mais novidades para esse momento que serão apresentadas ao longo do ano, sempre ressaltando e incentivando o Projeto de Vida de cada Protagonista JGP”, ressaltou a diretora Érica OLiveira.

O sonho do estudante Gustavo Cunha, do 3º Ano do Ensino Médio,  é ter uma banda. Ele foi destaque de diversos festivais da canção de Corumbá. “A música é minha paixão. É uma alegria poder participar desse momento cultural na Escola JGP. É um momento de integração entre os estudantes”, frisou o estudante.

A proposta é que toda sexta-feira os Protagonistas JGP almocem envolvidos em cultura popular brasileira. A cada semana, um ritmo diferente será contemplado.

Colaborou, coordenadora pedagógica Camila Cavalcante

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.