Protagonistas da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho lançam Cartilha "Corumbá e o banho de São João"

Mato Grosso do Sul

21.09.2023

Os estudantes do ensino médio integral Guilherme Cunha (2º B) e Leonardo Cuellar (3ºB), da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, juntamente com o professor Dougla Voks, Doutor em História, realizaram, na manhã do dia 19 de setembro (terça-feira), o lançamento da cartilha  "Corumbá e o banho de São João: história e cultura" (2023), durante a Semana da Primavera nos Museus, que ocorreu no Instituto do Homem Pantaneiro, no Porto Geral de Corumbá.

A cartilha é fruto do projeto de pesquisa intitulado “O banho de São João: uma análise do patrimônio imaterial e a produção de material didático para o fomento da História de Corumbá”, que teve apoio financeiro da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), através do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado de Mato Grosso do Sul (PICTEC), cujo objetivo é promover a pesquisa e a ciência junto aos alunos do ensino médio das escolas estaduais e federais. Além disso, a pesquisa também contou com o apoio de revisão do Núcleo de Estudos de Inovação Sociais da Fronteira (NEISF-UFMS).

“Dialogando com os estudantes, percebemos que em Corumbá, os mais jovens conhecem o Banho de São João como uma festa, mas desconhecem sua história, seus significados e tradições. O Projeto de Pesquisa Científica, que teve como resultado final a Cartilha didática, busca promover a história, a cultura e a identidade corumbaense, para que isso não se perca ao longo dos anos. Para que as pessoas continuem cultuando e festejando o São João. Foram feitas entrevistas com festeiros da cidade, estudo de artigos, teses e jornais, que narram a história dessa tradição corumbaense”, explicou o professor orientador da pesquisa, Douglas Voks.

O professor frisou ainda que a cartilha é um material didático para ser aplicado nas escolas públicas e privadas de Corumbá (ensino fundamental e médio), a fim de criar um mecanismo de salvaguarda dessa tradição "ao longo da pesquisa foi evidenciado que muitos estudantes não conhecem a manifestação cultural em torno do Banho de São João, seus sentidos, significados e os seus mais de 100 anos de história, vendo apenas o ato em si como uma festividade, um momento de lazer.

Outra evidência constatada é a falta de material didático específico que possa ser aplicado nas salas de aula. Portanto, essa cartilha vem preencher essa lacuna e servir de base para que possamos promover a salvaguarda dessa manifestação entre os jovens, visando perpetuação no futuro", concluiu

Ao longo de suas páginas, a cartilha apresenta e reforça a importância do Banho de São João. Promover esse conhecimento é uma forma de reforçar não só a história local, mas, principalmente, a identidade e a valorização do nosso patrimônio histórico. Para além do ambiente escolar, a cartilha tem um enorme potencial turístico, pois também permitirá aos turistas que chegam à cidade conhecerem um pouco mais da nossa história atrelada ao banho de São João.

Os estudantes que participaram da pesquisa, Guilherme e Leonardo, afirmaram que as entrevistas e o estudo sobre essa atividade cultural os incentivaram a refletir sobre a importância da cultura em uma sociedade “Foi gratificante participar dessa pesquisa que evidenciou um material de suma importância para colaborar com a cultura centenária que o Banho de São João de Corumbá. Conhecer a simbologia deste festejo e toda sua importância para a cidade despertou meu interesse e meu profundo respeito pelas famílias que lutam para manter viva essa festa, essa fé e essa tradição de banhar São João no Rio Paraguai”, afirmou Guilherme.

O lançamento contou a presença de estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Corumbá, estudantes da EE Júlia Gonçalves Passarinho e da Gerente do Patrimônio Cultural e Imaterial de Corumbá, Lívia Galharte Gaertner,  “Precisamos frisar e valorizar dois pontos no lançamento desta cartilha. O primeiro, é ver estudantes do Ensino Médio se dedicando e se aprofundando em uma pesquisa Científica, trazendo resultados para a comunidade, vejo que esse é o propósito da educação. O segundo ponto é ver a educação patrimonial ocorrendo nas escolas, pois estes estudantes estão valorizando a cultura local, estudando e fomentando que nossa tradição perdure. É muito importante a conscientização da preservação da história e da cultura de uma localidade, e nossa cidade é rica, temos muita cultura, muita história e tudo isso merece esse olhar atento e de valorização”, concluiu a gerente.

A Gestão da Escola JGP parabeniza aos pesquisadores, Doutor em História, professor Douglas e aos estudantes Guilherme e Leonardo pelo empenho durante o processo de estudo didático, pela confecção da cartilha e pelo lançamento do produto. A Escola da Autoria apoia a visão de preparar o estudante para ser  autônomo, competente e solidário perante à sociedade na qual está inserido.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.